Governo teve “oportunidade perdida” de prever medidas para evitar abrandamento, diz CDS

A deputada centrista Cecília Meireles defende que o Governo perdeu uma boa oportunidade para implementar medidas, e que, ao invés, "complicou a vida da iniciativa privada".

O CDS aponta o dedo ao Governo pela “oportunidade perdida” de implementar medidas para evitar o abrandamento do crescimento da economia portuguesa. Em reação aos dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, que mostram que o PIB subiu 2,1% em 2018, o partido realça também o impacto de o Governo ter “complicado” a vida dos profissionais liberais e da iniciativa privada.

Esta desaceleração já estava nas previsões do Governo, que no entanto “não previu medidas para contrariar isso”, aponta a deputada centrista Cecília Meireles, em reações transmitidas pela RTP 3. A deputada defende que Portugal estava “a viver num momento que podia aproveitar”, mas que agora a economia continua a caminho de um abrandamento.

O ministro da Economia culpou as greves dos estivadores por não atingir a meta do Governo, ao que a deputada centrista responde que o Governo deveria lembrar-se do impacto das greves quando está a negociar. “Se tivesse tomado as medidas necessárias e olhado com atenção para a economia, muito disto podia não ter acontecido”, garante.

Cecília Meireles admite que o que se passa lá fora influencia, mas realça que “o facto de Portugal ter sido dos poucos países que aumentou tributação para as empresas e dificultou a vida dos trabalhadores liberais” tem também impacto. Aponta ainda que quando se compara com Espanha ou com países com PIB per capita semelhante, “Portugal fica com um crescimento muito aquém”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo teve “oportunidade perdida” de prever medidas para evitar abrandamento, diz CDS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião