Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2019

No dia em que Donald Trump foi processado por 16 Estados norte-americanos, a Comissão Europeia aconselhou as empresas a preparem-se para um Brexit "caótico".

Donald Trump continua na ordem do dia. Agora são dezasseis estados norte-americanos que processam o presidente com o intuito de bloquear a declaração de emergência nacional para conseguir fundos para a construção do muro entre o México e os Estados Unidos. De resto, o mesmo Trump alertou os militares pró-Maduro de que podem perder tudo e convidou-os a juntarem-se a Juan Guaidó. Ainda nos Estados Unidos, a Apple aposta no futuro e prepara a vida pós iphone. Pela Europa, continua a saga do Brexit. A Comissão Europeia alerta as empresas para se prepararem para o cenário mais provável: o não acordo. A UE quer que as empresas evitem um “Brexit caótico”. Em Espanha, o presidente da Endesa deixa a elétrica ao fim de dez anos com uma indemnização de 13 milhões de euros.

Reuters

Dezasseis estados dos EUA processam Trump. Querem bloquear declaração de emergência nacional

Um coligação de 16 estados norte-americanos liderados pela Califórnia processaram esta segunda-feira o presidente Donald Trump e os principais membros da sua administração. A ideia é bloquear a decisão de Trump de declarar emergência nacional para conseguir os fundos com vista à construção de um muro ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/ conteúdo em inglês).

Expansion

Bruxelas aconselha empresas a preparem-se para um Brexit caótico

“Não há tempo a perder e estamos dispostos a ajudar com uma campanha de informação”. O alerta para as empresas é dado comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici e refere-se ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia. As declarações de Moscovici acontecem numa altura em que a UE publicou um documento em que aconselha as empresas a prepararem-se para a opção mais provável: o não acordo. A UE adverte para os passos a seguir para evitar um Brexit caótico.

El confidencial

Presidente da Endesa sai com uma indemnização de 13 milhões de euros

O percurso de Borja Prado à frente da Endesa chegou ao fim depois de dez anos O empresário vai arrecadar uma indemnização de 13 milhões de euros e sai depois da tensão com os italianos da Enel sobre o futuro da empresa espanhola. A estratégia de Roma de impedir que a Endesa possa fazer aquisições fora da Península Ibérica e a imposição de uma agressiva política de dividendos a favor de Itália terão levado a este desfecho. Leia a notícia completa no El Confidencial (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Washington Post

Trump avisa militares pró-Maduro de que vão perder tudo

O presidente norte-americano avisou os militares pró-Maduro de que “não vão ter locais para se refugiarem” e que “vão perder tudo”, caso continuem a apoiar o presidente da Venezuela. Trump, que falava em Miami, na Universidade Internacional da Florida, apelou mesmo aos militares para que se juntem a Juan Guaidó, o presidente autoproclamado. Leia a notícia completa no Washington Post (acesso livre/ conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Apple prepara vida pós iphone

A empresa norte-americana está apostada em diversificar as suas fontes de receita e reduzir a dependência face às vendas do iPhone. A empresa está a reordenar as prioridades devendo o futuro pode passar pelos serviços, numa combinação entre entretenimento, conteúdo e uso de tecnologias avançadas. Estas mudanças acontecem numa altura em que a Apple reportou uma quebra nas receitas, num cenário de queda da procura do iPhone. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião