Hoje nas notícias: Famílias endividadas, salários e Altice

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os dados são preocupantes. Segundo a Deco, o número de pedido de ajuda de famílias muito endividadas disparou em 2018. O esforço financeiro das famílias para pagar o custos dos empréstimos subiu para 80%, quando deveria limitar-se a 35%. E a situação em 2019 é “já muito preocupante”. Na Caixa continuam as notícias sobre as perdas do banco. Agora fica a saber-se que a Deloitte, auditora do banco público, entre 2002 e 2015 apenas fez um alerta sobre as participações na EDP e no BCP. Sobre os créditos ruinosos a Deloitte não se manifestou. Ainda na esfera estatal, a função pública contesta o salário mínimo e vai levar o Governo a tribunal. Já a Altice vai impugnar o concurso do Tribunal Constitucional para a atribuição de serviços de comunicações, ganho pela Vodafone. No dia em que vai a votos a moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS, a líder dos centristas diz que o “Governo está esgotado e o primeiro-ministro perdido”.

Pedidos de ajuda de familias muito endividadas disparam

O número de famílias que pediu ajuda ao Gabinente de Proteção Financeira (GPF) da Deco subiu para 29.350, em 2018, mais 350 pedidos do que em 2017 e, muito mais do que os 23.183 efetuados em 2012. Mas a situação é ainda pior quando se olha para a percentagem de rendimento disponível para pagar custos dos empréstimos que, em 2018, subiu para 80%, quando deveria limitar-se a 35%. Primeiros dados de 2019 já são “muito preocupantes”, diz a Deco. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Deloitte só alertou para exposição da Caixa ao BCP

A Deloitte, auditora da Caixa Geral de Depósitos de 2002 a 2015, fez apenas um alerta sobre as matérias analisadas pela EY, que resultaram em perdas para o banco estatal. De acordo com os relatório e contas da CGD, esse alerta da auditora incidiu sobre as participações da instituição financeira em entidades como o BCP e a EDP. Já sobre os créditos concedidos a Deloitte não se pronunciou. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Altice impugna concurso do Tribunal Constitucional

A dona da Meo avançou com uma ação contra o concurso público lançado pelo Tribunal Constitucional para a atribuição de serviços de comunicações que foi ganho pela Vodafone. A Altice alega que a decisão não terá sido comunicada atempadamente como mandam as regras. Até agora, os três serviços de telecomunicações estavam divididos pelas três operadoras: Vodafone, Meo e Nos. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Função pública contesta salário mínimo no Estado e leva Governo a tribunal

O recente aumento do salário mínimo de função pública continua na ordem do dia. Os sindicatos argumentam que o aumento para 635 euros vem acompanhado de travão à progressão na carreira até 2029. Já os trabalhadores do segundo escalão queixam-se de que o rendimento líquido fica igual ao dos novos contratados. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

“Governo está esgotado e o primeiro-ministro perdido”, diz Cristas

No dia em que é votada a moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS, a líder dos centristas afirma que o “Governo está esgotado e o primeiro-ministro perdido”. No debate da moção de censura, Assunção Cristas deverá apontar as falhas do executivo. Esta é a segunda moção de censura feito ao governo de António Costa, mas apesar do voto favorável do PSD, deverá ser chumbada. Leia a notícia completa no jornal i (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Famílias endividadas, salários e Altice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião