Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2019

Rajoy nunca terá equacionado aplicar a lei de Estado de sítio na Catalunha. Espanhol Campa vai liderar a Autoridade Bancária Europeia. Na Coreia do Sul, cosmética aposta em meninas super jovens.

O espanhol José Manuel Campa foi o eleito para liderar a Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em ingês). Com esta escolha, Espanha, que já tinha Guindos como vice-presidente do BCE, ganha peso internacional. Ainda em Espanha, Mariano Rajoy nunca terá tido intenção de aplicar a lei de estado de Emergência na Catalunha, após o referendo ilegal de 1 de outubro de 2017. Nos Estados Unidos continua a “guerra” entre a Qualcomm e a Apple. A fabricante de chips tenta que os reguladores do comércio americano proíbam a comercialização de alguns iPhones no EUA. Já as empresas de mineração estão preocupadas com o colapso da barragem no Brasil e reclamam alterações para o setor mineiro. Na Coreia do Sul, país em que a indústria de beleza é próspera, há um novo filão a atrair as atenções das empresas de cosmética: meninas jovens com idade a rondar os sete anos e que querem imitar a mãe a maquilhar-se.

El País

Espanhol Campa será presidente da Autoridade Bancária Europeia

O espanhol José Manuel Campa, ex-secretário de Estado da economia no governo de Zapatero, foi eleito para presidente da Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em inglês). O cargo era até agora ocupado pelo italiano Andrea Enria. Campa junta-se assim a Luís Guindos, vice-presidente do BCE, e juntos dão peso internacional a Espanha a nível Europeu. Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Documentos confidenciais provam que Rajoy nunca considerou aplicar o estado de sítio na Catalunha

O governo de Espanha enviou para o tribunal documentos que provam que Rajoy e o Conselho de Segurança Nacional nunca abordaram a possibilidade de aplicar a lei de estado de Emergência e a lei de Segurança Nacional no âmbito da situação da Catalunha, depois da convocatória do referendo ilegal de 1 de outubro de 2017. Os documentos foram entregues ao tribunal que julga os cabecilhas do processo. Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Qualcomm instiga os reguladores americanos para proibir a venda de alguns iPhones nos EUA

Continua a batalha judicial entre a Qualcomm e a Apple. A fabricante de chips está a pedir aos reguladores de comércio dos Estados Unidos que proíbam a venda de alguns iPhones nos Estados Unidos devido às práticas de licenciamento de patentes. O impasse entre a Qualcoom e a Apple é antigo e estende-se a janeiro de 2017. No final do ano passado a Apple chegou mesmo a ter as vendas do iPhone 7 e 8 proibidas na Alemanha, devido a um processo da fabricante de chips. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Colapso da barragem no Brasil pode forçar indústria das minas a mudar

O colapso da barragem brasileira que matou pelo menos 169 pessoas no Brasil, no mês passado, não foi um incidente isolado. Na última década terão existido, em todo o mundo, pelo menos 50 falhas em barragens. Perante esta situação, as empresas reclamam agora por mudanças no setor e alertam para a necessidade de um “nível nuclear de segurança”. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre/ conteúdo em inglês).

The Washington Post

Indústria de cosmética sul-coreana aposta em meninas super jovens

A indústria de beleza sul-coreana está a olhar cada vez mais para as meninas mais jovens. A indústria de cosméticos da Coreia do Sul, conhecida como K-beauty, tornou-se uma das maiores de indústria de beleza do mundo, e parece ter agora descoberto um novo filão. As meninas, a partir de sete anos, que mal sabem ler mas têm como objetivo maquilhar-se como as mães. A indústria de cosmética daquele país está avaliada em mais de 10 mil milhões de dólares. Leia a notícia completa no The Washington Post (acesso livre/ conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião