Dados económicos anulam progressos nas negociações comerciais. Wall Steet recua

As bolsas americanas reagiram em queda aos dados publicados pelo Departamento do Comércio que sugerem que a economia está a desacelerar. Nem os progressos na negociação comercial evitaram perdas.

Os investidores ficaram desanimados com a divulgação de alguns relatórios que sugerem que a economia dos Estados Unidos da América (EUA) está a desacelerar. As bolsas norte-americanas reagiram e encerraram a negociação a vermelho. Nem mesmo os avanços nas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo foram suficientes para evitar uma sessão negativa.

“Fiquei um pouco surpreendido com os dados fracos, alguns deles relacionados com o clima [económico] e outros relacionados com o comércio”, disse Paul Nolte, gerente da Kingsview Asset Management em Chicago, citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês). Paul Nolte referia-se aos dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento de Comércio dos EUA.

As encomendas de bens de capital, excluindo a defesa, caíram 0,7%, enquanto os economistas previam que os principais pedidos de capital, pelo contrário, subissem 0,2%.

Nem mesmo o avançar nas negociações comerciais entre os EUA e a China elevaram a confiança dos investidores norte-americanos. Recorde-se que, esta quinta-feira, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, deu início a uma nova ronda de negociações com o representante do comércio norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

De acordo com a Reuters, as duas potências mundiais começaram a esboçar um compromisso no que toca às questões mais difíceis da negociação, o que poderá significar “um progresso significativo”. A China e os EUA estão a tentar alcançar um acordo até ao dia 1 de março, data em que deverão terminar as tréguas comercias.

O S&P, principal índice de referência, encerrou a negociação em queda. Desvalorizou 0,436% para 2.774,70 pontos, enquanto o industrial Dow Jones recuou 0,40% para 25.849,72. O tecnológico Nasdaq perdeu 0,39% para 7.459,63 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dados económicos anulam progressos nas negociações comerciais. Wall Steet recua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião