Hoje nas notícias: Crédito, carros a diesel e igualdade

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A taxa de juro aplicada pelos bancos aos novos créditos está no valor mais baixo dos últimos 16 anos, altura em que o INE começou a realizar estes registos. A situação é explicada pelo aumento dos cortes dos spreads praticados pelos bancos. No dia em que entra em vigor a nova lei da igualdade, o fosso salarial entre homens e mulheres continua, apesar de ter vindo a diminuir. A diferença salarial, em média, entre homens e mulheres, chega aos 2.464 euros por ano e a situação agrava-se nos cargos mais altos. Na esfera do Estado, nunca o ditado popular “olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço” fez tanto sentido. Apesar de o ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, ter decretado o fim dos carros a diesel, o Turismo de Portugal, organismo público, vai comprar 46 carros a… gasóleo. De resto, o Governo continua apostado em incentivar a mobilidade elétrica. Agora financia em 250 euros a compra de bicicletas elétricas desde que sejam para utilização urbana e citadina. Isto no dia em que o PS quer mudar as regras de trabalho em call centers.

Juros dos novos créditos em mínimos históricos

A taxa de juro aplicada pelos bancos a novos créditos está em mínimos de 16 anos. Segundo dados do INE, no arranque de 2019, a taxa média dos novos contratos registou a maior queda desde novembro de 2012, situando-se no nível mais baixo desde que há registos, ou seja, 2003. Em janeiro a taxa implícita dos novos contratos de crédito à habitação foi de 1,282%. Corte dos spreads ajuda a explicar estes dados. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Mulheres ganham menos 2464 euros por ano do que os homens

Apesar de entrar esta quinta-feira em vigor, a lei que obriga as empresas a colocar os dois géneros em pé de igualdade em matéria de salários, o fosso salarial entre homens e mulheres é ainda preocupante, apesar de ter vindo a diminuir. Em média, segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as mulheres recebem menos 176 euros do que os homens. Por ano, a diferença chega aos 2.464 euros. Nos cargos superiores a diferença é de 657 euros por mês, mais de nove mil euros por ano. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (edição paga).

 

Estado vai comprar 46 veículos a diesel

Apesar das declarações do ministro do Ambiente a decretar o fim dos carros a gasóleo, o Turismo de Portugal vai avançar com a compra de veículos a diesel. Aquele organismo considera que esta ainda é “opção mais racional”. A frota automóvel do Estado tem mais de 70% de veículos a gasóleo. Leia a notícia completa no jornal i (acesso reservado).

Bicicletas elétricas vão ter apoio do Estado

O Governo continua a incentivar a mobilidade elétrica. Para já vai ajudar na compra de 1.000 bicicletas elétricas dando um incentivo de 250 euros a cada contribuinte, desde que as mesmas sejam para utilização urbana e citadina. De fora ficam as bicicletas desportivas ou de montanha. Esta é uma das medidas de incentivo à mobilidade elétrica previstas nas novas regras que vão ser publicadas nos próximos dias. Leia a notícia completa na Antena 1 (acesso livre).

PS quer mudar regras de trabalho em call centers

O Partido Socialista quer fazer um estudo aprofundado sobre as condições de trabalho dos cerca de 80 mil trabalhadores em call centers. A ideia é conhecer o universo de trabalhadores, as condições tecnológicas e físicas em que trabalham, a tipologia de contrato que têm ou a evolução salarial. O tema será o mote para um debate de atualidade esta quinta-feira no Parlamento. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Crédito, carros a diesel e igualdade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião