Europeias vão bater recordes de partidos candidatos

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2019

As eleições europeia de 26 de maio deverão bater o recorde de partidos candidatos. Até agora, já estão 19 partidos

Já são 19 os partidos políticos que confirmaram as suas candidatura às eleições europeias. Este número poderá ainda aumentar, já que há dois partidos que ainda estão à espera do desfecho do processo de formalização junto do Tribunal Constitucional (TC); mas mesmo que tal não aconteça, se se mantiver o número atual de candidatos, a corrida deste ano registará um número recorde de participantes. Até agora, o número mais alto de candidatos tinha sido registado nas eleições europeias de 2014, altura em que avançaram 18 partidos, lembra o Diário de Notícias, este sábado.

Na opinião do politólogo Carlos Jalali, há múltiplas razões que explicam o crescente número de candidatos, nomeadamente o chamado “efeito de contágio”. “As pessoas vão vendo o que está a acontecer noutros contextos comparáveis, a nível europeu, onde os sistemas partidários tradicionais têm implodido, onde têm emergido novos partidos, que conseguem chegar ao poder. Há uma perceção de que os sistemas partidários estão sob pressão, estão mais vulneráveis a novos partidos“, sublinha Jalali.

Na corrida ao Parlamento Europeu estão, além do PS, PSD, CDS, Bloco de Esquerda e CDU, o Chega, o Partido Popular Monárquico, o Aliança, o Iniciativa Liberal, o Partido Cidadania, o Democracia Cristã, o Democracia 21, o RIR (de Tino de Rans), o MPT, o POUS, o Nós Cidadãos, o PURP, o PDR.

Acreditamos que estas eleições, já as europeias, marcarão uma mudança naquilo que é a tradição em Portugal. E as europeias, convém referi-lo, são eleições em que os eleitores sentem que o seu voto é muito mais livre. Não há voto útil, há um voto de acordo com os candidatos, com as propostas, é menos enraizado na estrutura partidária”, defende o vice-presidente do Aliança, em declarações ao DN.

As eleições europeias estão marcadas, em Portugal, para 26 de maio. A votação decorre em todo a União Europeia de 23 a 26 desse mês, tendo cabido a cada Estado-membro escolher a melhor data desse intervalo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europeias vão bater recordes de partidos candidatos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião