5 coisas que vão marcar o dia

As contas da Corticeira Amorim e os avanços nas comissões à CGD e aos CMEC marcam o dia em Portugal. Lá fora, há dados económicos na Europa e política monetária nos EUA.

A época de resultados volta a marcar as negociações na bolsa de Lisboa, com a divulgação das contas da Corticeira Amorim. No Parlamento vão ser escolhidas as audições para a Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, enquanto António Mexia, CEO da EDP, será ouvido sobre as rendas energéticas. A nível internacional, o destaque vai estar na economia regional europeia e na política monetária norte-americana.

Contas da Corticeira Amorim marcam dia no PSI-20

Depois de uma pausa de duas sessões, os resultados voltam ao PSI-20. Esta terça-feira será a Corticeira Amorim a apresentar contas relativas à totalidade do ano passado. Nos primeiros nove meses de 2018, a maior corticeira do país aumentou os lucros em 4%, para 58,6 milhões de euros, graças a uma subida nas vendas, de 9,8% para 583,8 milhões de euros. A cotada decidiu, em dezembro, pagar um dividendo extraordinário: de 6,12 cêntimos por ação para os acionistas singulares e de 6,375 cêntimos para os coletivos.

Deputados escolhem audições para a CPI à Caixa

Os deputados que participam na comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai escolher, esta terça-feira, quem quer ouvir e a que documentos quer ter acesso. A comissão integrará sete parlamentares do PSD, sete do PS, um do BE, um do PCP e outro do CDS-PP. A CPI tomou posse, a semana passada, e será presidida pelo deputado do PSD Luís Leite Ramos. Em entrevista ao ECO, Luís Leite Ramos afirmou que não irá permitir que os deputados usem comissão para “ajustes de contas” e explicou que Parlamento não vai avaliar idoneidade do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Mexia ouvido na AR sobre rendas energéticas

Além da CGD, haverá outros temas a serem discutidos nas comissões parlamentares. António Mexia, CEO da EDP, será ouvido na comissão às rendas energéticas, a partir das 14h30. Esta é uma das audições mais esperadas já que Mexia, juntamente com o administrador da REN, João Conceição, e com o CEO da EDP Renováveis João Manso Neto, é um dos arguidos no âmbito da investigação aos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), em que estão a ser investigadas suspeitas de corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio.

Economias regionais na Zona Euro em destaque

O gabinete de estatísticas da União Europeu (UE), o Eurostat, vai divulgar esta terça-feira vários dados que permitirão medir a saúde da economia a nível regional. Às 10h, serão conhecidos os indicadores de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) das regiões da UE e do emprego nas regiões da UE, ambos relativos a 2017. A economia expandiu 1,8%, na Zona Euro, e 1,9%, na UE, no ano passado, face aos 2,4% registados em ambas as zonas no ano anterior.

Powell discursa no Senado dos EUA

A nível internacional, as atenções dos investidores estarão também viradas para a política monetária norte-americana. Depois de uma forte mudança no discurso na última reunião do comité da Reserva Federal norte-americana (garantindo que seria “paciente” na avaliação de próximas mexidas nos juros de referência), Jerome Powell vai ao Senado. O presidente da Fed deverá focar-se nos desenvolvimentos económicos, na audição bianual perante os senadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião