5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos indicadores como a confiança dos consumidores e empresários, e a avaliação da banca às casas. Duas empresas do PSI-20, EDP Renováveis e Jerónimo Martins, vão apresentar resultados.

O dia será marcado pela divulgação dos resultados da EDP Renováveis e da Jerónimo Martins, a primeira antes de abrir o mercado e a segunda depois do encerramento. Terão também destaque, na atualidade nacional, os indicadores de confiança dos consumidores e empresários, publicados pelo INE e pela Comissão Europeia, e a avaliação bancária da habitação, que está numa trajetória ascendente há vários meses. Por Bruxelas será ainda publicada a avaliação das políticas económicas e sociais dos Estados-membros da UE.

Mais empresas do PSI-20 apresentam contas

Continua a apresentação de resultados por parte das empresas portuguesas. Nesta quarta-feira, antes da abertura do mercado, será a vez da EDP Renováveis revelar como correu o ano. A empresa liderada por Manso Neto anunciou no final de janeiro que produziu mais energia renovável em 2018, numa subida anual de cerca de 3%. Já depois do fim da sessão na bolsa nacional chegam os resultados da Jerónimo Martins, que, segundo os números preliminares, fechou o ano de 2018 com um volume de vendas de 17,3 mil milhões de euros, no que foi um crescimento de 6,5% face ao ano anterior.

Bruxelas avalia políticas económicas e sociais dos países da UE

Depois de em novembro a Comissão Europeia ter apresentado as prioridades e orientações para 2019, em fevereiro a Bruxelas publica relatórios sobre cada país da União Europeia, onde faz uma avaliação das políticas económicas e sociais. Em março ou abril, é a vez de os países enviarem a Bruxelas atualizações do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas. Entre maio e julho, cada país recebe as recomendações económicas e orçamentais específicas adaptadas à sua situação. O objetivo é que estas sejam integradas nos planos orçamentais para o ano seguinte de cada um dos países.

Luís Amado ouvido na comissão dos CMEC

Depois de António Mexia, presidente executivo da EDP, ser ouvido na comissão parlamentar que se debruça sobre o pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade para explicar o papel da elétrica nas decisões que foram tomadas no setor energético, chega a vez de Luís Amado. O atual presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, vai responder aos deputados da comissão parlamentar esta tarde.

Avaliação bancária das casas continua a subir?

O Instituto Nacional de Estatística vai também publicar nesta quarta-feira os resultados do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, referente a janeiro deste ano. O valor da avaliação bancária às casas para a concessão de crédito à habitação atingiu um novo pico em dezembro de 2018, ao fixar-se numa média de 1.220 euros por metro quadrado. O valor da avaliação dos bancos está a subir há 21 meses consecutivos, e o de dezembro foi o valor mais elevado desde 2008.

INE publica indicadores de confiança

O INE divulga os indicadores de confiança dos consumidores e dos empresários referentes a fevereiro. O indicador de confiança das famílias mede as perspetivas dos consumidores quanto à situação económica dos particulares mas também da economia em geral. Do lado da oferta, o indicador de confiança mede o estado de espírito dos industriais, construtores, comerciantes e empresários do setor dos serviços. Em janeiro, ambos os indicadores recuaram, sendo que a confiança dos consumidores registou uma quebra para o nível mais baixo dos últimos oito meses. A Comissão Europeia também publica os Indicadores de Sentimento Económico e de Clima de Negócios de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião