Lisboa sem energia. BCP lidera quedas

As empresas do setor da energia estão a colocar pressão no índice de referência nacional, levando a bolsa a acompanhar as quedas da Europa. O BCP destaca-se nas descidas.

Não há energia na bolsa. Tanto a Galp como a EDP e a EDP Renováveis, que até apresentou um aumento dos resultados líquidos, estão em queda, levando o índice nacional a perder “terreno”. Lisboa acompanha, assim, as quedas das restantes praças europeias, com o BCP a “ajudar” neste movimento negativo do PSI-20.

O índice português segue a perder 0,43% para 5.141,63 pontos. Na Europa, o cenário é idêntico, com os principais mercados a apresentarem quedas entre os 0,25% da FTSE MIB, em Itália, e os 0,4% do DAX, na Alemanha. O Stoxx 600, que agrega as maiores empresas da região, cai 0,4%.

Enquanto a Galp Energia cai 0,75% para 14,63 euros, a EDP está a perder 0,54%, sendo uma das cotadas mais determinantes para a desvalorização da praça nacional. Esta queda acontece um dia depois de António Mexia ter sido ouvido na comissão dos CMEC, defendendo a elétrica.

A EDP Renováveis também está em queda. Cede 0,42% para 8,24 euros, isto apesar de ter revelado que os lucros do ano passado ascenderam a mais de 300 milhões de euros, apesar da quebra das receitas. Com base nestes resultados, decidiu aumentar o valor do dividendo de seis para sete cêntimos.

A pesar no índice está também o BCP, que recua 0,3% para 23,30 cêntimos, enquanto as empresas do setor da pasta e papel impedem uma descida mais expressiva do PSI-20. A Semapa lidera os ganhos, avançando 0,52% para 15,46 euros, já a Navigator soma 0,27% para 4,412 euros.

(Notícia atualizada às 8h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa sem energia. BCP lidera quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião