Lisboa recua em linha com Europa. BCP pressiona

Depois de cinco sessões consecutivas de ganhos, a bolsa lisboeta está em terreno negativo. A pesar sobre a praça nacional estão, sobretudo, os títulos do BCP e das papeleiras.

Na penúltima sessão da semana, a praça portuguesa abriu no verde, mas rapidamente passou para terreno negativo, ficando em linha com as demais bolsas do Velho Continente. Das 18 cotadas nacionais, apenas seis estão a negociar em terreno positivo. Do lado das perdas, destaque para o BCP e para as papeleiras.

Depois de cinco sessões consecutivas de ganhos, o índice de referência nacional, o PSI-20, está a recuar 0,04% para 5.295,23 pontos. Igual desempenho está a ser registado nas restantes praças europeias com o Stoxx 600 a desvalorizar 0,19%, o francês CAC a descer 0,12% e o alemão DAX a recuar 0,37%.

Isto no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) deverá rever em baixa as previsões de crescimento da Zona Euro e “levantar o véu” sobre novas operações de refinanciamento de prazo alargado para os bancos da região.

Por cá, os títulos do BCP são os que mais pesam sobre o índice nacional, desvalorizando 0,89% para 0,2437 euros. Também as papeleiras estão a ter uma manhã não muito sorridente. As ações da Navigator recuam 0,54% para 4,426 euros, as da Semapa 0,51% para 15,5 euros e as da Altri 0,26% para 7,54 euros.

Na energia, os títulos da Galp Energia recuam 0,30% para 14,875 euros. No mesmo setor, mas do lado dos ganhos, destaque para a EDP Renováveis, cujos títulos somam 1,19% para 8,5 euros.

No retalho, as ações da Jerónimo Martins estão a valorizar 0,87% para 13,345 euros. E no dia em que apresenta os seus resultados financeiros do ano passo, a Nos está a valorizar. Os títulos desta empresa estão a subir 0,37% para 5,37 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa recua em linha com Europa. BCP pressiona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião