Revista de imprensa internacional

Ryanair perde o seu polémico CEO e Governo finlandês colapsa. Exportações chinesas recuam quase 21% e Bruxelas deixa recado a Espanha. Airbnb faz maior aquisição de sempre.

Michael O’Leary está de saída da liderança executiva da Ryanair, enquanto as exportações chinesas sofrem o maior recuo dos últimos três anos. Bruxelas deixa recado a Espanha e Airbnb faz maior aquisição de sempre. Esta sexta-feira, o Governo finlandês deverá colapsar face ao insucesso da reforma da Saúde.

Financial Times

Exportações chinesas registam maior queda desde 2016

As exportações chinesas recuaram, no mês passado, 20,7% na comparação homóloga, valor que representa a maior queda desde fevereiro de 2016. Esta evolução deverá pressionar Pequim a chegar a um acordo comercial com Washington sobre as tarifas e, por outro lado, levar à intensificação das preocupações relativas ao abrandamento da economia chinesa. No mesmo passado, as importações sínicas também encolheram, tendo caído 5,2%.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago / conteúdo em inglês).

Independent

Michael O’Leary deixa liderança da Ryanair

Depois de 30 anos à frente da maior transportadora aérea low-cost europeia, Michael O’Leary vai deixar a direção executiva da Ryanair e passar para a coordenação de quatro empresas aéreas filiais. “Se tivesse escolha, escolheria uma mulher [para o cargo de CEO]”, defendeu o gestor, considerando que a companhia precisa de alguém com “empatia” e um conjunto de competências diferente do seu. “Um dos pontos negativos da Ryanair é a sua ligação a mim. Sou um alvo fácil. Boa parte da imagem negativa que é atribuída à Ryanair deve-se a algo estúpido que eu disse há 25 anos”, rematou o responsável, referindo-se às suas declarações contra o reconhecimento dos sindicatos, o que acabou por acontecer, face às sucessivas greves dos tripulantes de cabine e pilotos.

Leia a notícia completa na Independent (acesso livre / conteúdo em inglês).

El País

Bruxelas adverte Espanha para não discriminar investidores estrangeiros

A Comissão Europeia anunciou a abertura de um procedimento de incumprimento a Espanha por considerar que esta aplica um “tratamento fiscal discriminatório” aos estrangeiros que arrendam casa no país. Bruxelas enviou uma carta ao Governo a afirmar que a legislação espanhola representa uma “restrição da livre circulação de capitais” dentro do Espaço Económico Europeu e deu um prazo de dois meses para adaptar a legislação, caso contrário poderão haver sanções bem como uma denúncia ao Tribunal de Justiça da UE.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre / conteúdo em inglês).

Bloomberg

Airbnb faz maior aquisição de sempre

A Airbnb decidiu apostar em grande e comprar o HotelTonight, uma aplicação de viagens online que permite encontrar alojamentos com descontos. Embora a empresa se tenha recusado a falar sobre valores, uma fonte do setor disse que a última avaliação fazia a HotelTonight valer 463 milhões de dólares (cerca de 412,8 milhões de euros). Esta será a maior aquisição da plataforma de reserva de alojamento. No início de 2017 comprou a Luxury Retreats por cerca de 300 milhões de dólares.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre / conteúdo em inglês).

Politico

Executivo finlandês deverá demitir-se face ao insucesso da reforma da Saúde

Face ao insucesso da reforma da Saúde, o chefe do Executivo finlandês, Juha Sipila, deverá apresentar a sua demissão esta sexta-feira. “O primeiro-ministro vai apresentar a sua demissão, porque a reforma do sistema de Saúde não pode ser concretizada durante esta legislatura”, explicou o líder do partido desse governante. Fontes próximas do Governo já tinham adiantado que o Executivo tencionava deixar cair os seus planos para a Saúde e para os Serviços Sociais. “Se alguém perguntar o que significa responsabilidade política, diria que [esta demissão] é um exemplo disso”, acrescentou o mesmo político referido.

Leia a notícia completa na Politico (acesso livre / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião