Wall Street fecha semana no vermelho pela primeira vez este ano

Os três principais índices acionistas terminaram a sessão em terreno negativo. Os dados do emprego nos EUA somaram-se ao reavivar das preocupações com a economia global.

Wall Street terminou a sessão desta quinta-feira em terreno negativo e, pela primeira vez este ano, os três principais índices acionistas registaram quedas no acumulado da semana. Dados mais fracos que o esperado sobre o mercado de trabalho norte-americano, somaram-se às preocupações com a desaceleração do crescimento económico global.

Foram criados apenas 20 mil empregos nos EUA em fevereiro, face à expectativa de 180 mil dos economistas consultados pela Reuters. “As pessoas estão preocupadas com o relatório de empregos e com o crescimento global em geral, o que está a penalizar os mercados”, afirmou Brent Schutte, estrategista-chefe de investimentos da Northwestern Mutual Wealth Management Company, em declarações à Reuters.

Schutte considera, no entanto, que “o número de cargos não é um sinal de destruição iminente” porque “é fortemente afetado pela paralisação do governo e por outras distorções sazonais”. A reação foi, ainda assim, em baixa, até porque foram também conhecidos dados da relação comercial entre EUA e China.

As exportações para a China caíram 20,7% em fevereiro face ao mês homólogo, registando a maior queda em três anos. Já as importações também diminuíram, pelo terceiro mês consecutivo. Além destes dois fatores, as bolsas já estavam desde a última sessão a ser penalizadas pelo pessimismo do BCE, que cortou, na quinta-feira, as projeções para o produto interno bruto (PIB) da Zona Euro.

Neste cenário, o índice industrial Dow Jones perdeu 0,09% para 25.450,11 pontos, tendo fechado a semana com uma desvalorização de 2,2%. Desde 1972 que o Dow Jones não registava uma série tão longa de sessões consecutivas no vermelho: já são 11 seguidas, de acordo com dados da Reuters.

O financeiro S&P 500 — o único dos três que já tinha registado uma desvalorização semana este ano, em janeiro — recuou 0,21% esta sexta-feira, para 2.743,04 pontos, e 2,2% na semana. Já o tecnológico Nasdaq cedeu 0,18% para 7.408,14 pontos e 2,5% na semana, pondo fim a uma série de 10 semanas de ganhos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha semana no vermelho pela primeira vez este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião