Parabéns à boneca mais famosa do mundo. Barbie comemora 60 anos

  • ECO
  • 9 Março 2019

Para comemorar o 60.º aniversário, a Barbie vai lançar 20 bonecas de mulheres inspiradoras, entre as quais a Frida Kahlo, e ainda seis novas profissões, incluindo a de jornalista.

A boneca mais famosa do mundo comemora este sábado 60 anos. Estreou-se a 9 de março de 1959 numa feira de brinquedos de Nova Iorque e desde então tem sido entretenimento e inspiração de milhões de miúdos, mas também graúdos. Neste mais de meio século de vida, a Barbie tem-se adaptado às mudanças do mundo e, para celebrar este aniversário, foram criadas versões das 20 mais inspiradoras do mundo.

Foi lançada durante a American International Toy Fair, em Nova Iorque, e, seis décadas depois, continua intemporal. Criada por Ruth Handler, presidente da Mattel, Barbie é uma alcunha para Barbara Millicent Roberts, nome da filha de Ruth. Mais tarde nasceu o namorado, o também famoso boneco Ken, nome inspirado noutro filho de Ruth, Kennet.

BarbiePxhere

“Numa indústria onde o sucesso dura atualmente entre três a cinco anos, 60 anos é extremamente importante”, disse Nathan Baynar, diretor de marketing da Barbie, citado pela AFP.

Apesar de a concorrência ser cada vez mais forte, todos os anos a Barbie vende cerca de 58 milhões de exemplares em mais de 150 países. Desde o seu lançamento na feira de brinquedos nova-iorquina foram vendidas mais de mil milhões de bonecas.

A típica boneca loira e de olhos azuis foi sofrendo alterações, conforme o mundo ia avançando. Em 1965 tornou-se astronauta e três anos depois foi lançada a primeira versão negra, após várias críticas de que a empresa promovia uma imagem irrealista. Atualmente, 55% das bonecas vendidas “não têm cabelo loiro nem olhos azuis”, destacou Lisa McKnight, diretora-geral da marca. Hoje em dia há Barbies com diferentes tons de pele, a usar hijabs e até kits de ciência.

Barbie lança novas profissões para comemorar 60.º aniversárioBarbie

Para comemorar este 60.º aniversário, a Mattel criou versões de 20 mulheres inspiradoras, nas quais a tenista japonesa Naomi Osaka, a ativista e modelo britânica Adwoa Aboah, a física norte-americana da NASA Katherine Johnson, a artista mexicana FridaKahlo e até a modelo plus-size norte-americana Ashley Graham. Além disso, serão ainda lançadas seis bonecas com as profissões de astronauta, piloto, atleta, jornalista, política e bombeira, áreas que a marca considera que estão mal representadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parabéns à boneca mais famosa do mundo. Barbie comemora 60 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião