5 coisas que vão marcar o dia

Galamba vai à comissão dos CMEC e COFMA discute nova injeção de capital no Novo Banco. Cofina, Altri e Ramada apresentam resultados e arranca a "maior" edição de sempre da BTL.

Esta quarta-feira, a comissão dos CMEC ouve João Galamba e os deputados da COFMA fazem questões ao presidente da Comissão de Acompanhamento designada no contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. A Cofina, a Altri e a Ramada apresentam resultados e o Tesouro faz um novo leilão de obrigações. Arranca a 31ª edição da BTL, que promete ser “a maior” de sempre.

João Galamba ouvido na comissão dos CMEC

O secretário de Estado da Energia vai à Assembleia da República esta quarta-feira. João Galamba vai responder às perguntas dos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Renda Excessivas aos Produtores de Eletricidade. O governante deverá ser questionado sobre as suas opções políticas para o setor em causa, nomeadamente no que diz respeito às alterações que fez em relação ao seu antecessor. Recorde-se que este antigo vice-presidente da bancada parlamentar socialista assumiu o cargo de secretária de Estado da Energia em outubro do ano passado, na sequência da remodelação governamental. Esta quinta-feira, no âmbito desta comissão, será também votada a prorrogação do prazo de inquérito.

COFMA discute nova injeção no Novo Banco

O presidente da Comissão de Acompanhamento designada no contrato de venda do Novo Banco ao fundo Lone Star vai ser ouvido, esta quarta-feira, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA). Isto na sequência do requerimento apresentado pelo PSD, que solicitou também audições ao presidente do Fundo de Resolução. Além destes, também o ministro das Finanças foi ouvido sobre o novo pedido feito ao Fundo de Resolução pelo banco referido para injetar 1.149 milhões de euros, ao abrigo do mecanismo negociado aquando da venda ao norte-americano Lone Star. O Novo Banco pediu esta nova injeção face aos prejuízos de 1.412 milhões de euros registados.

Tesouro avança com novo leilão de Obrigações

O Tesouro lusitano volta, esta quarta-feira, ao mercado para um duplo leilão de obrigações a sete e dez anos. Segundo a Agência de Gestão da Tesouraria da Dívida Pública, esta emissão tem um montante indicativo entre mil e 1.250 milhões de euros. Esta é a segunda vez em 2019 que o Tesouro procura captar financiamento de longo prazo através de leilões. A primeira vez foi a 13 de fevereiro, ocasião em que arrecadou mil milhões de euros através de duas emissões de obrigações a dez e quinze anos. Nessa emissão, Portugal conseguiu a taxa de juro mais baixa de sempre em leilões de títulos a dez anos em mercado primário: 1,568%.

Cofina, Altri e Ramada apresentam resultados

Esta quarta-feira é dia de apresentação de resultados. A Cofina, a Altri e a Ramada vão relevar os seus números relativos ao último ano. Nos primeiros nove meses de 2018, a Altri registou um forte aumento dos seus resultados líquidos, tendo os lucros subido 77% para 120,4 milhões de euros, valor que compara com os 68 milhões contabilizados no período homólogo. A Cofina, por sua vez, mais do que duplicou os seus lucros para 3,7 milhões de euros, valor que compara com os lucros de 1,5 milhões de euros dos primeiros nove meses de 2017. Por último, a Ramada totalizou 67,32 milhões de euros de lucro, nos primeiros três trimestres de 2018, menos 31,1% do que no período homólogo.

Arranca 31ª edição da BTL

Arranca esta quarta-feira a 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, no Parque das Nações. De acordo com a diretora desta que é a maior feira de turismo do país, esta edição irá superar as expectativas, consagrando-se a “maior de sempre”. Este evento — que se prolongará até 17 de março — é dedicado em exclusivo aos profissionais nos primeiros dois dias e abre-se ao público geral na sexta-feira. “É para nós muito gratificante, ao fim de vários anos, termos uma BTL que, não só superou as nossas expectativas de aquisição, como é a maior BTL de sempre”, reforçou Fátima Vila Maior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião