Hoje nas notícias: casas, CNE e cortes na água

  • ECO
  • 13 Março 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Apesar dos preços em ascensão no mercado imobiliário, as casas acabam muitas vezes por ser vendidas abaixo do valor inicialmente pedido. O desconto é de cerca de 22%. Depois da polémica em torno da lei que impede a publicitação de obras e ações durante o período eleitoral, o CNE já recebeu três queixas contra o primeiro-ministro. As empresas têm de de avisar antes de cortar a água, se não enfrentam multas pesadas. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Casas são vendidas com desconto de 22% face ao preço inicial

Os preços do mercado imobiliário não páram de subir, mas os valores não correspondem às expectativas dos proprietários já que as casas acabam por ser vendidas por um preço 22% inferior ao que é inicialmente pedido, revelam os dados da Confidencial Imobiliário. A diferença é ainda mais acentuada no Porto — chega a ser de 30%. O preço de venda das casas em Portugal continental aumentou 15,4% em dezembro de 2018, face a igual mês do ano anterior, de acordo com os dados divulgados na terça-feira pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais. O indicador que acompanha a evolução dos preços efetivos de transação de habitação no país. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

CNE recebe queixas contra António Costa

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu três queixas contra o primeiro-ministro António Costa, depois de ter apresentado uma nota interpretativa da lei que impões restrições na publicidade institucional, de obras e outras atividades, ao período legal da campanha eleitoral. O CDS vai avançar também com uma reclamação contra o Governo. Antes de Costa, alguns autarcas já foram também alvo de reclamações. Leia a notícia completa no jornal i (acesso pago).

Cortes de água sem aviso vão dar multa para empresas

As empresas que cortem a água sem notificação prévia vão enfrentar multas pesadas. A maioria das queixas dos consumidores que se encontram nesta situação está ligada à faturação. A reguladora, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), tem poder sancionatório e vinculativo sobre estes casos. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Licença obrigatória do pai aumenta para 20 dias

A licença obrigatória do pai aumentou cinco dias, passando de 15 para 20 os dias a que têm direito. A proposta foi aprovada por unanimidade por todos os grupos parlamentares. Por outro lado, diminui-se também a licença facultativa de dez para cinco dias úteis, uma redução proposta pelo PS e apoiada pelo PSD. Depois da confirmação das votações, as medidas só deverão produzir efeitos em 2020. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

PSD e PS fazem acordo secreto para mudar lei da PSP

A proposta de lei do Governo para alterar a lei sindical da PSP está parada no Parlamento desde o fim de 2016, já que não tinha conquistado o apoio necessário dos outros partidos. Agora, a lei deverá voltar à baila, para ser discutida na especialidade, graças a um acordo entre o PS e o PSD. Os socialistas fizeram uma correção na proposta da antiga ministra da Administração Interna, para que os dois partidos consigam trabalhar em conjunto para aprovar a proposta. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: casas, CNE e cortes na água

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião