5 coisas que vão marcar o dia

A reação à revisão da S&P ao rating nacional destaca-se no dia em que Marcelo Rebelo de Sousa recebe partidos e são reveladas as vagas de emprego na Zona Euro. Há ainda novos preços dos combustíveis.

A reação dos investidores à revisão da Standard & Poor’s ao rating de Portugal é um dos principais focos do dia. Mas esta segunda-feira é ainda marcada pela receção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao PAN, PEV, PCP e Bloco de Esquerda no âmbito dos “contactos regulares” com os partidos, enquanto o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, irá estar presente na conferência “Desafios à Conciliação Família-Trabalho”. Destaque ainda para a divulgação do número de vagas de emprego que existiam na Zona Euro no último trimestre de 2018. Conte ainda com uma subida dos preços da gasolina a partir desta segunda-feira.

Com reagem os investidores ao rating?

A Standard & Poor’s já atualizou o rating da República e os juros portugueses deverão reagir a esse acontecimento. Portugal tem beneficiado de um ambiente de mercado favorável nos últimos anos, sobretudo devido à política do Banco Central Europeu (BCE). A taxa da dívida a dez anos negoceia em mínimos históricos, perto dos 1,30%, que tem permitido ao Tesouro financiar o Estado a custos reduzidos.

Gasóleo desce 0,5 cêntimos, gasolina sobe 1,5 cêntimos

Os preços dos dois combustíveis vão ter comportamentos diferentes no início desta semana. Há boas notícias para quem tem carro a diesel e más para quem abastece o veículo com gasolina. Enquanto o gasóleo desce 0,5 cêntimos, a gasolina aumenta 1,5 cêntimos.

Marcelo recebe partidos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe na segunda e na terça-feira os sete partidos com representação parlamentar “no quadro dos contactos regulares” que tem mantido com as forças partidárias. Esta segunda-feira recebe o PAN, PEV, PCP e Bloco de Esquerda. Na terça-feira será a vez de PS e PSD.

É possível conciliar trabalho e família?

A Confederação Empresarial de Portugal, em parceria com a Nova School of Business and Economics e a Associação Cristã de Empresários e Gestores, organiza esta manhã a conferência “Desafios à Conciliação Família-Trabalho“. O evento começa às 11h00 e vai contar com a participação do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva. O encontro está marcado na Nova SBE, em Carcavelos.

Há emprego na Zona Euro?

É um dos indicadores importantes que ajuda a auscultar a saúde do mercado de trabalho na Zona Euro: o gabinete de estatísticas europeu divulga quantas vagas de empregos existiam na região da moeda única no quarto trimestre do ano passado. Adicionalmente, o Eurostat também divulga as estatísticas relativas ao comércio internacional de bens. Quem exporta mais? E quem compra mais bens ao exterior?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião