Hoje nas notícias: Montepio, dividendos e médicos

  • ECO
  • 18 Março 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Banco de Portugal (BdP) não quer que seja o Montepio a pagar a multa de Tomás Correia. Enviou, por isso, uma carta ao Banco Montepio para obter explicações sobre a decisão da instituição de pagar os custos com processos judiciais de gestores e ex-gestores. Na praça bolsista lisboeta, as cotadas estão cada vez mais generosas no que toca a distribuir dividendos pelos seus acionistas. Já em matéria de eleições, perto do final da legislatura do Governo de António Costa, os portugueses deram a pior nota de sempre ao líder do PS e ao Executivo. Ainda assim, PS segue à frente nas sondagens.

Banco de Portugal não quer que Montepio pague multa de Tomás Correia

O Banco de Portugal enviou uma carta ao Banco Montepio na qual pede explicações sobre a decisão tomada em assembleia geral que permite à instituição pagar os custos com processos judiciais de gestores e ex-gestores. Em março de 2018, o então presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), Tomás Correia, propôs à assembleia-geral que o pagamento de custos em que possam incorrer atuais ou antigos administradores e membros de outros órgãos sociais da sociedade, relacionados com processos ou procedimentos que sejam, de forma direta ou indireta, relacionados ou resultantes da sua atividade na sociedade, fossem pagos pelo banco.

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

Empresas entregam mais lucros aos acionistas

As cotadas portuguesas estão cada vez mais generosas na hora de remunerar os seus acionistas. De acordo com as contas do Negócios, as cotadas do PSI-20 que pagam dividendos vão entregar um total de 2.408 milhões de euros aos seus acionistas. A soma é, aliás, muito idêntica à do ano passado, apenas 0,3 pontos percentuais superior. Cerca de 69% dos lucros que as cotadas portuguesas obtiveram o ano passado vão ser devolvidos aos acionistas, enquanto, em 2018, o payout foi de 67%.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Executivo e Costa com a pior avaliação da legislatura

Perto do final da legislatura do Governo de António Costa, os portugueses dão a pior nota de sempre ao líder do PS (9,2 em 20 valores) e ao Executivo (22 num índice que varia entre -100 e 100). Desde as legislaturas de outubro de 2015 que o Governo e o atual primeiro-ministro não recebiam valores tão baixos, refere a sondagem da Aximage. Apesar da avaliação negativa ao Executivo, a maior parte dos portugueses (36,3%) continua a preferir o PS para formar Governo. Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, subiu de nota para 15,4 valores, numa escala que vai até 20, depois de ter estado consecutivamente em queda.

Leia a notícia completa em Correio da Manhã (acesso pago).

Hospitais vão poder contratar sem autorização do Governo

Com a exceção dos médicos, os hospitais vão poder contratar profissionais de saúde para substituir saídas definitivas ou temporárias por mais de 120 dias sem que seja necessária a autorização do Governo. Um despacho que será esta segunda-feira publicado em Diário da República permite, desta maneira, “agilizar a contratação de profissionais de saúde que venham substituir os que saíram definitivamente ou se ausentarem” por pelo menos 120 dias.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

 

Portugal vai partilhar dados clínicos com a Europa

Luxemburgo, Finlândia, Estónia, República Checa e Croácia são os primeiros países com os quais Portugal vai partilhar os dados de saúde dos seus cidadãos. Espanha fará parte da lista no próximo ano e França em 2021. Significa isto que, mesmo que esteja de férias na Croácia, por exemplo, desde que tenha consigo a receita médica eletrónica do Serviço Nacional de Saúde (SNS), vai poder levantá-la. A primeira fase abrange um resumo de saúde dos portugueses e receitas eletrónicas, mas o objetivo é estender também a informação a TAC e a raio-X.

Leia a notícia completa em Diário de Notícias (acesso pago).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Montepio, dividendos e médicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião