5 coisas que vão marcar o dia

Ministro do Ambiente vai à Comissão dos CMEC enquanto Brexit e Tancos também andam pelo Parlamento. Esta terça-feira é dia de mais um debate quinzenal e INE divulga síntese económica de conjuntura.

Um dia em cheio no Parlamento. O ministro do Ambiente vai à Comissão dos CMEC enquanto Joana Marques Vidal presta esclarecimentos sobre Tancos. O ministro da Ciência, por sua vez, responde a questões dos deputados sobre Brexit. Também o primeiro-ministro vai à Assembleia da República para abrir mais um debate quinzenal. INE divulga síntese económica de conjuntura.

Ministro do Ambiente ouvido na Comissão dos CMEC

O ministro do Ambiente e da Transição Energética vai responder, esta terça-feira, às questões dos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade. Esta comissão já conta com 53 audições, tendo visto até agora o seu prazo de funcionamento alargado duas vezes. Assim, depois de Matos Fernandes ser ouvido (o que acontecerá depois do plenário), está agendada a elaboração e discussão do relatório final.

INE divulga síntese económica da conjuntura

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta terça-feira, a síntese económica de conjuntura relativa ao mês de fevereiro deste ano. De acordo com a última nota deste tipo divulgada pelo INE, o indicador de atividade económica estabilizou nos 2,1 pontos e o indicador do clima económico recuou para 2,1 pontos. Já o consumo privado tinha acelerado, refletindo um contributo positivo do consumo duradouro e não duradouro. Por sua vez, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) desacelerou, verificando-se um crescimento menos intenso em todas as componentes, material de transporte, máquinas e equipamentos e construção.

António Costa vai à AR para mais um debate quinzenal

O primeiro-ministro vai, esta terça-feira, à Assembleia da República para mais um debate quinzenal, cujo tema será o “balanço e perspetivas” das políticas económicas. O plenário será aberto pelo chefe do Executivo, seguindo-se o PSD, BE, CDS-PP, PCP, PEV, PAN e PS. Depois desta discussão, António Costa irá ainda participar no debate preparatório do Conselho Europeu. Um tema que também motiva a reunião extraordinária de Concertação Social esta manhã. A cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos país da União Europeia (UE) deverá ter como tema principal o divórcio do Reino Unido da UE. Na semana passada, os deputados britânicos aprovaram o alargamento do prazo da saída, estando agora do lado do bloco comunitário um “sim” a esta possibilidade.

Comissão de Assuntos Europeus discute Brexit

O presidente do Turismo de Portugal e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vão responder, esta terça-feira, às questões colocadas pelos deputados da Comissão de Assuntos Europeus sobre o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia sobre o bloco comunitário. A concretização desse divórcio estava marcada para 29 de março, mas os britânicos devem pedir um alargamento desse prazo, para prepararem melhor o Brexit. Isto depois dos Parlamento ter aprovado a moção apresentada por Theresa May para estender esse prazo até ao final de junho.

Ex-Procuradora-Geral ouvida sobre Tancos

A ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal vai ser ouvida, esta terça-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as Consequências e Responsabilidades Políticas do Furto do Material Militar Ocorrido em Tancos. Em outubro do ano passado, a magistrada garantiu que estava disponível para prestar depoimento, como testemunha, no caso que acabou por levar à demissão de Azeredo Lopes e do Chefe do Estado-Maior do Exército. Isto depois de uma investigação da RTP ter dado conta que Joana Marques Vidal terá telefonado ao ainda ministro da Defesa para se queixar da atuação da Polícia Judiciária Militar, um dia após o aparecimento das armas roubadas em Tancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião