Hoje nas notícias: fraude bancária, Navigator e Parvalorem 

  • ECO
  • 20 Março 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Navigator foi procurar terras com eucalipto em Espanha, para a aquisição de madeira do grupo. E já tem até um projeto para a região da Galiza. Já a Parvalorem divulgou as contas de 2017. A entidade pública reduziu prejuízos, mas tem um buraco de 3,9 mil milhões de euros. Isto quando o Banco de Portugal e o Ministério Público veem as queixas por fraude bancária aumentar exponencialmente, o que já fez o supervisor lançar um “alerta público”.

Queixas por fraude bancária disparam

Em 2018, a Procuradoria Geral da República (PGR) registou 284 inquéritos por burla com fraude bancária. Já as queixas que chegaram ao Banco de Portugal (BdP) quase duplicaram, passando de 35, registadas em 2017, para 60, relativas ao ano passado. Os números explicam o “alerta público” emitido recentemente pelo supervisor bancário sobre crédito fácil, associado a práticas de crimes como usura, burla, fraude fiscal, falsificação, ameaça e extorsão.

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

 

Navigator procura terras com eucalipto em Espanha. Já tem um projeto na Galiza

A Navigator procurou em Espanha alternativas às restrições portuguesas à área destinada à plantação de eucaliptos. A Galiza e a Andaluzia são duas regiões estratégicas para a aquisição de madeira do grupo, que já iniciou com um projeto de arrendamento para gestão florestal. “Aqui mesmo ao lado, em Espanha, encontramos duas regiões estratégicas para a aquisição de madeira: Galiza e Andaluzia”, revela o relatório e contas de 2018 da Navigator, que será apresentado na assembleia-geral da empresa a 9 de abril. “Por se situar a uma grande proximidade e apresentar características, em termos de terrenos florestais muito semelhantes ao Norte de Portugal, a Galiza foi alvo, em 2018, de um projeto específico”, explica.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

 

Parvalorem reduz prejuízos. Tem buraco de 3,9 mil milhões

A Parvalorem, entidade pública que gere os ativos tóxicos do antigo BPN, divulgou finalmente as contas referentes a 2017. Teve prejuízos de 78,75 milhões de euros, um valor bastante inferior ao registado no ano anterior, no qual os prejuízos atingiram os 190 milhões de euros, beneficiando do encaixe com os Miró. No entanto, os capitais próprios agravaram-se. Apresentava um buraco de mais de 3,9 mil milhões de euros.

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

Mutualista subscreve dívida de 65 milhões de euros das participadas

No ano passado, o Montepio Geral – Associação Mutualista subscreveu a totalidade de emissões de dívida realizadas tanto pela Lusitânia Seguros, como pelo Banco Montepio. O objetivo for reforçar os rácios de capital da seguradora e do banco através de operações cujo montante ultrapassou os 60 milhões de euros. O reforço iniciou-se em maio, mês em que a Lusitânia Seguros emitiu dez milhões de euros em obrigações subordinadas, com uma taxa de juro de 10%.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Habitação vitalícia: proprietários e inquilinos vão ter “custos brutais”

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) considera que o texto colocado pelo Executivo em consulta pública com objetivo de criar o Direito de Habitação Duradoura (DHD) arrisca-se a ir para o “museu das curiosidades jurídicas”. Luís Menezes Leitão, presidente da ALP, diz que, na prática, o decreto-lei — que é um novo regime entre o arrendamento e a compra que dá direito a viver de forma vitalícia numa casa — vai obrigar os futuros moradores que adquiram um título de DHD sobre uma casa a pagar IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis) pela caução de 10% a 20% do valor do imóvel. Luís Menezes fala em custos “brutais” com impostos e salienta que além dos moradores também os donos das casas irão pagar bastante às Finanças.

Leia a notícia completa em TSF (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: fraude bancária, Navigator e Parvalorem 

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião