Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 22 Março 2019

Brexit e eleições europeias são os principais destaques desta sexta-feira nas notícias europeias. Nos EUA, há sanções à Coreia do Norte, o IPO do Pinterest e os direitos musicais do Spotify.

A apenas dois meses das eleições europeias, a comissária para a Concorrência candidatou-se ao lugar de Juncker, enquanto o Brexit continua a ser o tema forte. Depois de a data para o divórcio ter sido adiada para 22 de maio, é notícia que mais de dois milhões de pessoas já assinaram a petição online que pede que o Governo britânico cancele o Brexit. Nos EUA, há novas sanções à Coreia do Norte, o Pinterest prepara entrada em bolsa e o Spotify negoceia direitos musicais.

Euronews

Vestager é candidata à presidência da Comissão Europeia

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, será como um dos sete candidatos do Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE) à sucessão de Jean-Claude Juncker na presidência da Comissão Europeia. Os restantes seis candidatos de “Equipa Europa” dos liberais são todos cabeças de lista dos seus respetivos partidos às eleições europeias. O escolhido no final de maio irá suceder a Jean-Claude Juncker.

Leia a notícia completa em Euronews (acesso pago, conteúdo em inglês).

Sky News

Petição para cancelar Brexit já tem mais de dois milhões de assinaturas

Mais de dois milhões de pessoas já assinaram a petição online que pede que o Governo britânico cancele a concretização do Brexit. Revogar o Artigo 50.º e permanecer na União Europeia (UE) é o título da petição lançada na quarta-feira por Margaret Anne Georgiadou. “O Governo afirma repetidamente que sair da UE é a ‘vontade do povo’. Temos de acabar com esta afirmação, demonstrando a força do apoio público atual para permanecer na UE”, pode ler-se no texto da petição. Recorde-se que na passada quinta-feira o Conselho Europeu aceitou adiar o Brexit até 22 de maio, caso o Parlamento britânico aprove na próxima semana o acordo de saída proposto por Theresa May. Caso contrário, o Reino Unido tem até ao dia 12 de abril para decidir o que pretende fazer.

Leia a notícia completa em Sky News (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

EUA impõem sanções à Coreia do Norte após cimeira falhada

Os Estados Unidos impuseram sanções económicas a duas transportadoras chinesas, que argumenta terem celebrado negócios com a Coreia do Norte, apesar da proibição relacionada com o programa de armas nucleares. As empresas em questão são a Dalian Haibo International Freight Co Ltd e a Liaoning Danxing International Forwarding Co Ltd, e a decisão foi tomada depois da cimeira falhada entre Donald Trump e Kim Jong-un, no mês passado. O Departamento do Tesouro norte-americano também atualizou a lista de 67 entidades que diz realizarem transferências ilegais de petróleo ou carvão para a Coreia do Norte.

Leia a notícia completa em Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Pinterest chega à NYSE já no próximo mês

O Pinterest está a preparar-se para uma oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) já no princípio de abril. A rede social procura um lugar na bolsa de valores de Nova Iorque, à semelhança das empresas tecnológicas de transportes Lyft e Uber. A primeira vai realizar uma oferta 2,1 mil milhões de dólares na próxima semana, enquanto a rival ainda não entregou a documentação necessária para o IPO, o que deverá acontecer ainda no próximo mês e avaliar a empresa em 120 mil milhões de dólares. Recorde-se que o Pinterest entregou os documentos necessários para avançar com uma oferta pública inicial ao regulador do mercado norte-americano — a Securities and Exchange Commission (SEC) — no final do mês passado.

Leia a notícia completa em Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

Financial Times

Spotify em negociações com a indústria musical

Pela primeira vez desde a entrada em bolsa, o Spotify está negociações sobre contratos de licenciamento com detentores de direitos musicais, que poderão ter um forte impacto nas margens de lucro durante vários anos. A plataforma de streaming terá de chegar a acordo com a Universal Music, a Sony Music e a Warner Music, que representam dois terços do portefólio oferecido pelo Spotify. Este tipo de negociação tende a durar vários meses e estão ainda “num nível muito inicial”, de acordo com fontes próximas. Em alternativa a novos acordos, as partes podem decidir prolongar os atuais contratos por mais um ano.

Leia a notícia completa em Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião