5 coisas que vão marcar o dia

O INE atualiza hoje o índice de preços da habitação, em desaceleração há dois trimestres consecutivos. É ainda dia de evento especial da Apple, que se tem posicionado para concorrer com a Netflix.

O pessimismo instalou-se nas bolsas mundiais esta sexta-feira, depois de várias notícias negativas que levantaram dúvidas sobre o estado da economia mundial. Esta segunda-feira vai permitir perceber se o mau tempo se instalou mesmo nas bolsas, ou se foi apenas uma trovoada passageira. O dia também vai ficar marcado pela atualização do índice de preços da habitação, e pelo evento da Apple.

Fuga ao risco arrasa bolsas. E agora?

A última sexta-feira foi de descalabro nas bolsas mundiais, depois de um cocktail de más notícias ter deixado os investidores bem mais pessimistas em relação à saúde da economia global, e especificamente da Zona Euro. Os investidores fugiram das ações e procuraram refúgio em ativos mais seguros, atirando os juros das bunds alemãs para terreno negativo, o que não acontecia desde outubro de 2016. Os olhares vão estar debruçados sobre o desempenho dos mercados bolsistas e obrigacionistas durante o dia desta segunda-feira.

Como evoluíram os preços da habitação?

O INE vai atualizar o índice de preços da habitação relativo ao quarto trimestre. O terceiro trimestre voltou a evidenciar uma desaceleração nos preços da habitação, com o índice a crescer 8,5% em termos homólogos, período no qual foram transacionadas quase 46 mil habitações.

Mário Centeno em conferência do BdP

O BdP promove uma conferência sobre reforma e crescimento na Zona Euro. O governador, Carlos Costa, vai dar início aos trabalhos, enquanto o ministro das Finanças, Mário Centeno, tem discurso marcado para o encerramento. Os painéis contam com diversas personalidade como Poul Thomsen, que chefiou a missão da troika a Portugal e que agora é diretor do departamento europeu do FMI, Alfredo Cuevas, chefe de missão do FMI para Portugal, Teodora Cardoso, ex-presidente do Conselho das Finanças Pública, Ricardo Reis, professor na London School of Economics, ou ainda Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos. O evento começa às 8h45, no Largo de S. Julião, em Lisboa.

Gasolina volta a ficar mais cara

O preço da gasolina vai aumentar dois cêntimos esta segunda-feira, naquela que é a sétima semana consecutiva de subidas no preço deste combustível. Em média, um litro de gasolina vai custar 1,49 euros. O preço do gasóleo deverá manter-se inalterado, a 1,39 euros por litro.

Apple vai concorrer com a Netflix

A Apple marcou um evento especial para esta segunda-feira, com o título It’s show time. O evento surge dias depois de a marca ter lançado silenciosamente dois novos iPads com ecrãs maiores e uma nova versão dos auscultadores AirPods. Tudo indica que a empresa vai apresentar, entre outras coisas, um novo serviço de streaming de filmes e séries, que deverá concorrer diretamente com a plataforma Netflix. O evento começa às 17h00, hora de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião