Toyota vai disponibilizar patentes para híbridos. Não cobra royalties

Enquanto a indústria concentra a aposta nos veículos completamente elétricos, a Toyota quer estimular a produção dos híbridos. Para tal, vai tornar acessíveis patentes desta tecnologia sem direitos.

A Toyota não quer que o mercado dos veículos híbridos fique sem energia. Para dinamizar o setor, a fabricante japonesa está a planear disponibilizar quase 24 mil patentes relacionadas com a tecnologia híbrida sem cobrar royalties, de forma a motivar mais empresas a entrar em campo.

Para além tornar acessíveis, sem o pagamento de direitos, patentes em áreas como motores e baterias, a Toyota irá também oferecer suporte técnico a outros fabricantes que utilizem a sua tecnologia, de acordo com o Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

“Com base no alto volume de questões que recebemos sobre os nossos sistemas de eletrificação de veículos, de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar as tecnologias de veículos elétricos híbridos e outros, acreditamos que agora é a hora da cooperação”, disse Shigeki Terashi, vice-presidente executivo da Toyota.

O passo da Toyota chega numa altura em que a indústria automóvel está a apostar mais nos veículos completamente elétricos, um movimento que a japonesa ainda não acompanhou. A Toyota defende que os veículos híbridos se apresentam como uma alternativa económica aos automóveis tradicionais, sem necessitar de infraestruturas de carregamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Toyota vai disponibilizar patentes para híbridos. Não cobra royalties

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião