Blackstone admite entrar no mercado hoteleiro português

O fundo norte-americano tem 500 milhões de euros para expandir a sua cadeia hoteleira Hotel Investment Partners em Espanha. Mas também admite entrar em Portugal através do Algarve.

A gigante norte-americana Blackstone está decidida a expandir a sua plataforma hoteleira Hotel Investment Partners (HIP) e, para isso, tem disponíveis 500 milhões de euros para investir nos próximos três ou quatro anos. Incluída nos planos de expansão daquele que já é o maior grupo hoteleiro de Espanha está a entrada no mercado português, através da compra de hotéis, um processo que deverá começar pelo Algarve.

Depois da OPA à Hispânia no verão passado, a Blackstone quer impulsionar o crescimento da HIP, o maior proprietário de hotéis em Espanha, que conta com 62 estabelecimentos hoteleiros e 18 mil habitações, avança o Expansión (conteúdo em espanhol). Para isso, o fundo norte-americano prevê investir 500 milhões de euros nos próximos três ou quatro anos com o objetivo de reposicionar e reforçar os seus estabelecimentos hoteleiros.

Mas o mercado hoteleiro nacional também despertou o interesse da Blackstone. O CEO da HIP, Alejandro Hernandéz-Puértolas, admitiu ao jornal espanhol que o grupo hoteleiro quer entrar em Portugal, com o Algarve nos seus radares. Mas há também intenções de entrar noutros países do sul da Europa a mais longo prazo.

Em 2017, a Blackstone comprou a HIP ao Sabadell por 630 milhões de euros e, em julho do ano passado, adquiriu a Hispania depois de uma OPA que valorizou a SOCIMI em 2.000 milhões de euros, tornando-se no maior grupo hoteleiro em Espanha.

O ano passado, o fundo esteve envolvido na “maior transação de sempre em Portugal”, ao vender o Almada Fórum à SOCIMI Merlin Properties por mais de 400 milhões de euros, referiu na altura a JLL, que assessorou a transação. Ainda em março deste ano, a Bloomberg avançou que o fundo de infraestruturas do Grupo Blackstone estava interessado na compra de parte ou da totalidade da EDP Renováveis (EDPR), em particular, no portfólio da empresa nos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blackstone admite entrar no mercado hoteleiro português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião