Lucro da Ibersol encolhe. Dividendo mantém-se em 10 cêntimos

  • ECO
  • 16 Abril 2019

A Ibersol ganhou menos no ano passado. Os lucros encolheram, mas a empresa não vai mexer nos dividendos. Vai entregar 10 cêntimos por ação.

A Ibersol apresentou uma redução nos resultados líquidos. Depois de ter lucrado 31,2 milhões de euros em 2017, fechou 2018 com lucros de 25,1 milhões, traduzindo uma quebra no negócio, nomeadamente em Barcelona, Espanha, e em Angola.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a dona da Pizza Hut, entre outras insígnias de restauração, revelou que os lucros encolheram em 19,7% face ao ano anterior.

O EBITDA consolidado ascendeu a 61 milhões de euros, uma quebra de 6,5%, enquanto o volume de negócios registou um ligeiro acréscimo para 450,1 milhões de euros.

Por seu lado, o “volume de vendas de restauração reduziu 8 milhões de euros, o que determinou uma redução da margem bruta de 5,5 milhões de euros, apesar de percentualmente se ter mantido a níveis idênticos ao ano anterior”, diz a Ibersol.

A empresa explica a deterioração das contas com dois dos três mercados em que opera. Diz que foi “penalizada pelas reduções de atividade em Angola e no aeroporto de Barcelona [em Espanha]”.

Mesmo perante a quebra dos resultados, a proposta da empresa é a de manter o dividendo. Tal como o fez com base nas contas de 2017, a Ibersol vai pagar 10 cêntimos por ação em resultado dos lucros de 2018.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Ibersol encolhe. Dividendo mantém-se em 10 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião