Acidente com autocarro turístico na Madeira provoca 29 mortos

  • ECO e Lusa
  • 17 Abril 2019

Vítimas eram turistas alemães, que saíam de um hotel próximo. Governo expressou "pesar" pelas famílias e pela população madeirense.

O acidente com um autocarro turístico ocorrido esta quarta-feira no Caniço, no concelho de Santa Cruz, a este da ilha da Madeira, provocou 29 mortos, disse o presidente do município, Filipe Sousa. Entre as vítimas, contam-se 11 homens e 18 mulheres. Serão todos turistas, maioritariamente de nacionalidade alemã, e saíam de uma unidade hoteleira próxima do local do acidente.

“Várias pessoas foram retiradas para o hospital da Cruz de Carvalho [atual Hospital Central do Funchal] e algumas estão a ser assistidas no local”, afirmou o autarca, que aproveitou para “enaltecer o trabalho da Proteção Civil”, disse Sousa, à Lusa. Na conferência de imprensa no hospital, ficou a saber-se que às 28 vítimas já conhecidas juntou-se uma outra cidadã alemã.

O autocarro turístico saiu da estrada ao final da tarde, na zona do Caniço, e acabou por capotar. No autocarro seguiam 51 pessoas, tendo várias delas sido transportadas para o hospital com ferimentos de várias gravidades. Entre esses feridos estão dois portugueses, o motorista e a guia turística.

Segundo a Proteção Civil da Madeira, o acidente ocorreu pelas 18h30 e foram deslocados para o local vários meios, incluindo duas viaturas de emergência médica, várias ambulâncias e uma viatura de apoio ao desencarceramento, no total de 19 veículos.

O Executivo liderado por António Costa já reagiu ao acidente. O ministro José António Vieira da Silva afirmou que “o Governo expressa pesar e desgosto pelo trágico acidente” que fez mais de duas dezenas de vitimas, acrescentando que expressa “aos familiares das vítimas e ao povo madeirense a solidariedade”. Também Costa manifestou o “profundo pesar”.

Também o Presidente da República manifestou a sua consternação. “Deixe-me que aproveite este momento para exprimir o pesar de todos os portugueses, sobretudo dirigido para os familiares das vítimas, ao que me dizem, todos alemães. Significa o pesar e a solidariedade num momento trágico para essas vidas, para essas famílias, para esses familiares”, afirmou.

Depois do acidente, o Governo Regional reuniu-se, “extraordinariamente, tendo deliberado pelo decretar de luto regional durante três dias, a partir de amanhã [quinta-feira], devido ao trágico acidente ocorrido neste final de tarde, no Caniço”, lê-se num comunicado enviado às redações pelo Gabinete da Presidência do Governo Regional da Madeira.

(Notícia atualizada às 23h17 com o aumento do número de vítimas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acidente com autocarro turístico na Madeira provoca 29 mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião