Fecho ao domingo na Polónia trava lucros, mas Jerónimo Martins ganha mais de 5% em bolsa

A retalhista apresentou resultados do primeiro trimestre do ano esta sexta-feira antes da abertura do mercado e a cotada impulsiona o índice. Galp Energia e BCP travam as subidas.

Lisboa está em alta, num dia misto para as principais praças europeias. A impulsionar o índice de referência nacional, que ganha 0,10% para 5.357,03 pontos, está a Jerónimo Martins. A retalhista apresentou contas do primeiro trimestre antes da abertura do mercado. Apesar da queda nos lucros, a cotada valoriza mais de 5% para 14,54 euros por ação.

A Jerónimo Martins lucrou 72 milhões de euros entre janeiro e março de 2019, menos 14,5% que no período homólogo, justificando esta evolução negativa com o impacto dos “dias adicionais de fecho obrigatório ao domingo na Polónia”. A desvalorização da moeda polaca também pesou. O guidance para a totalidade do ano manteve-se, ainda assim, inalterado.

Além da dona do Pingo Doce, negoceiam ainda no verde as papeleiras. A Altri sobe 0,92% para 7,12 euros por ação, enquanto a Semapa avança 0,41% para 14,76 euros.

A EDP corrige das perdas da última sessão (primeira após a morte da oferta pública de aquisição pela China Three Gorges) e regista ganhos ligeiros: 0,03% para 3,37 euros. Em sentido contrário, a EDP Renováveis desvaloriza 0,90% para 8,80 euros por ação. Também no vermelho e a travar os ganhos do PSI-20 estão o BCP (que desvaloriza 0,73% para 0,244 euros) e a Galp Energia (que tomba 1,07% para 14,86 euros).

A petrolífera portuguesa segue a tendência do mercado petrolífero. Após fortes ganhos nos últimos dias, que levaram a matéria-prima acima dos 75 dólares em Londres, a sessão é de recuos. O Brent perde 0,27% para 74,15 dólares por barril, enquanto o crude WTI cede 0,49% para 64,89 dólares por barril.

Na Europa, tanto o índice pan-europeu Stoxx 600 como o alemão abriram a subir 0,05%. O italiano FTSE MIB ganha 0,01% e o francês CAC 40 avança 0,02%. O espanhol IBEX 35 abriu flat e o britânico FTSE 100 perde 0,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fecho ao domingo na Polónia trava lucros, mas Jerónimo Martins ganha mais de 5% em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião