Gasolina e gasóleo ficam mais caros com petróleo em máximos. Sobem até 2,5 cêntimos

Após uma pausa no aumento, os preços voltam a subir na segunda-feira. Agravamento reflete o desempenho do petróleo no mercado internacional e segue-se à crise em Portugal.

Após uma curta pausa, os combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana. O gasóleo vai subir 1,5 cêntimos por litro, enquanto o agravamento no preço da gasolina é ainda maior: vão ser 2,5 cêntimos por litro. O valor dos combustíveis nas bombas portuguesas reflete a subida do preço do petróleo nos mercados internacionais.

Esta semana os preços ficaram inalterados, apesar da corrida às bombas de combustível para atestar os depósitos, provocada pelas falhas de abastecimento originadas pela greve dos motoristas de materiais perigosos, os preços da gasolina e do gasóleo vão ficar inalterados.

Mas na próxima, não vai acontecer o mesmo. Com esta nova subida, o preço médio da gasolina, que esta semana interrompeu um ciclo de 11 subidas consecutivas, vai passar dos atuais 1,551 euros para cerca de 1,58 euros. No caso do diesel, o combustível mais utilizado em Portugal, o valor médio deverá superar a fasquia dos 1,40 euros, tendo em conta o preço médio atual de 1,386 euros, de acordo com a DGEG. São novos máximos do ano.

Este agravamento dos preços acontece depois de o Brent negociado em Londres ter ultrapassado os 75 dólares por barril, esta quinta-feira, atingindo máximos de outubro do ano passado.

O petróleo está a ser impulsionado pela pressão dos Estados Unidos para limitar as exportações de petróleo do Irão e a perspetiva do crescimento da procura mundial, o que penaliza os consumidores em Portugal.

Esta sexta-feira, o preço corrige, com o Brent a perder 1,6% em Londres, para cotar nos 73,17 dólares. Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate segue a tendência, apresentando uma desvalorização de 1,52% para 64,22 dólares.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina e gasóleo ficam mais caros com petróleo em máximos. Sobem até 2,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião