Bolsa lisboeta vive segunda pior sessão do ano e caminha para pior semana desde janeiro de 2016

PSI-20 caminha para a pior semana em mais de três anos, com perda acumulada de mais de 5% desde segunda-feira. Só Corticeira Amorim valorizou. Europa fecha toda no vermelho.

O PSI-20 terminou a negociação desta quinta-feira com o segundo pior registo diário do ano, com uma queda de 1,78%, prolongando uma sequência de perdas que poderá fazer da corrente semana a pior do mercado bolsista português há mais de três anos. Desde segunda-feira, o PSI-20 já acumulou perdas de 5,05%, ritmo de desvalorização semanal só superado em janeiro de 2016, quando a bolsa recuou 5,71% em cinco dias.

A bolsa portuguesa está a refletir o mesmo sentimento que os índices europeus, com todos os mercados a darem sinais de estarem a ser fortemente afetados pelo aumento de tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. O índice alemão caiu 1,8%, o CAC40 francês recuou 2% e o IBEX conteve a queda no dia a 0,9%. Já o STOXX600, que reúne as 600 maiores empresas europeias, desvalorizou 1,7%.

Ao longo da sessão em Lisboa, apenas uma cotada terminou em terreno positivo: a Corticeira Amorim valorizou 0,78%. As restantes 17 empresas desvalorizaram. Neste campo, destaque negativo para os CTT, que perderam mais de 3,5% na sessão e, sobretudo, para o BCP, um dos pesos pesados em Lisboa, que quebrou 3,3%, antes da apresentação de resultados trimestrais. Também a Galp e a EDP registaram quedas significativas, recuando 2,05% e 1,77%, respetivamente.

Por outro lado, a resistência da Corticeira Amorim à razia sofrida pela praça lisboeta será justificada pela receção positiva dos investidores aos resultados trimestrais ontem dados a conhecer pela empresa, que apesar de trazerem um ligeiro recuo de 1,1% nos lucros, mostraram resiliência do grupo a um período de subida dos custos das matérias-primas de que depende a sua atividade.

A queda do PSI-20 registada esta quinta-feira, este ano, só fica aquém da quebra de 2,04% registada a 22 de março último, e apesar de caminhar para a pior semana desde janeiro de 2016, o índice português ainda acumula um ganho de 9% desde o início do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa lisboeta vive segunda pior sessão do ano e caminha para pior semana desde janeiro de 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião