Tráfego nas autoestradas da Brisa aumentou 5,6% no primeiro trimestre do ano

Tráfego médio diário entre janeiro e março cresceu em todas as autoestradas, beneficiando do "fraco desempenho em março de 2018", provocado por más condições climatéricas, aponta Brisa Concessões.

As principais autoestradas portuguesas registaram um tráfego médio diário de 18 290 veículos durante o primeiro trimestre do ano, um valor 5,6% acima do registado no mesmo período de 2018, avançou esta quinta-feira a Brisa Concessões. O crescimento foi sentido em todas as autoestradas geridas pela empresa.

Em nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Brisa Concessões detalha o crescimento só não foi mais pronunciado à conta do “efeito Páscoa”, que em 2019 só será refletido nos números do segundo semestre, ao passo que em 2018 este período festivo teve início ainda em março. Em termos orgânicos, ou seja, descontando o ‘efeito Páscoa’, “o tráfego apresentou um crescimento orgânico de 7,7% no 1T19“, aponta a Brisa.

Em termos desagregados, as maiores subidas no tráfego diário foram registadas na A14 (Figueira da Foz–Coimbra), na A10 (Bucelas-Carregado-Benavente) e na A9 (CREL), com saltos superiores a 10%, e de quase 12%, no caso da A14. Esta última, porém, é a segunda mais baixa em termos de nível de tráfego médio diário, com 4 525 veículos — a pior é a A13 (Marateca – Almeirim), com 3 065 viaturas.

E foi precisamente a A13 que registou um dos crescimentos menos significativos entre janeiro e março deste ano, com um salto de “apenas” 4,5% na procura, idêntico ao registado pela A6 (Marateca–Caia). O terceiro crescimento menos pronunciado registou-se na A2 (Lisboa-Albufeira), com mais 4,9%.

Já a A5 (Lisboa-Cascais) registou um salto de 6,1% no tráfego médio diário, continuando a ser a autoestrada da Brisa Concessões com o maior volume de veículos, sendo utilizada diariamente por 71 028 viaturas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tráfego nas autoestradas da Brisa aumentou 5,6% no primeiro trimestre do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião