Eurogrupo alcança acordo sobre orçamento da zona euro, mas falha consenso sobre financiamento

  • Vasco Gandra, em Bruxelas
  • 14 Junho 2019

Já há acordo quanto à estrutura, as funções e a governação do futuro orçamento da zona euro. Sem consenso ficaram questões ligadas ao financiamento e dimensão do orçamento.

Os ministros das Finanças da União Europeia alcançaram na madrugada desta sexta-feira, no Luxemburgo, um acordo sobre a estrutura, as funções e a governação do futuro orçamento da zona euro, o designado instrumento orçamental para a convergência e competitividade. Mas há questões que continuam em aberto, nomeadamente algumas modalidades de financiamento e a dimensão do orçamento, confirmou Mário Centeno em conferência de imprensa.

“Nas últimas horas fizemos progressos substanciais que vão reforçar significativamente a zona euro tornando-a mais capaz de enfrentar qualquer crise”, disse aos jornalistas o ministro das Finanças francês Bruno Le Maire. “Pela primeira vez criámos um orçamento operacional que vai ajudar os países da zona euro a convergir e a torná-los mais competitivos.”

O futuro instrumento orçamental vai apoiar o investimento e as reformas estruturais a realizar nos Estados-membros.

O acordo alcançado após uma maratona negocial de várias horas será apresentado pelo presidente do Eurogrupo Mário Centeno na manhã desta sexta-feira em conferência de imprensa, no Luxemburgo.

Os ministros das Finanças da UE também chegaram a um consenso sobre o novo Tratado que reforça o Mecanismo Europeu de Estabilidade. O MEE – que apoia, sob condições rigorosas, os Estados-membros da zona euro afetados ou ameaçados por dificuldades de financiamento – será o mecanismo de apoio do Fundo Único de Resolução bancária, reforçando assim a rede de segurança do sistema bancário.

(Notícia atualizada às 7:38 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurogrupo alcança acordo sobre orçamento da zona euro, mas falha consenso sobre financiamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião