Trabalho em part-time em Portugal abaixo da média europeia

A percentagem de trabalhos temporários na União Europeia passou de 13,4% em 2017 para 19% em 2018. Em Portugal, a percentagem de trabalho em part-time (7,8%) fica abaixo da média europeia.

Encontrar um trabalho em regime full-time nos dias de hoje é cada vez mais difícil. Segundo os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Eurostat, a percentagem de trabalhos temporários na União Europeia passou de 13,4% em 2017 para 19% em 2018.

Em Portugal, a percentagem de trabalho a tempo parcial (7,8%) fica abaixo da média europeia. Depois de se ter atingido os 11% em 2012 — o máximo nacional desde 2002 — a tendência tem sido a redução dos empregos part-time.

A nível europeu, em 2005 a percentagem de trabalhadores em regime de part-time foi de 17% e tem vindo a aumentar gradualmente. Em 2010 e 2012 a taxa chegou aos 18% e 19% respetivamente.

Quanto à variação por Estado-membro, Holanda (47%), Áustria (28%), Alemanha (27%), Bélgica (24%) e o Reino Unido (23%) foram os países onde mais pessoas encontraram trabalho a tempo parcial. Por outro lado, os países com menos trabalho em regime de part-time foram a Bulgária (2%), Hungria (4%) e Croácia (5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalho em part-time em Portugal abaixo da média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião