Blackstone e “família Lego” oferecem 6,1 mil milhões pela dona da Legoland, Porquinha Pepa e Madame Tussauds

Um grupo de investidores, que inclui a Blackstone e a família dona do império Lego, quer comprar a Merlin Enterteniments por 6,1 mil milhões de dólares. A empresa controla a Legoland e até a Pepa.

O Hotel Legoland, na Florida.Karen Roe/Flickr

Um grupo de investidores de peso, que inclui a Blackstone e a família por detrás do império Lego, fez uma proposta para comprar a Merlin Enterteinments por 6,1 mil milhões de dólares (5,36 mil milhões de euros). A Merlin é a empresa que detém o resort Legoland na Florida, os museus de cera Madame Tussauds, a marca Porquinha Pepa e a roda gigante Coca-Cola London Eye.

Mediante o acordo, noticiado pela Bloomberg (acesso condicionado), os acionistas da Merlin irão receber 455 pence (50 cêntimos) por ação. O valor representa um prémio de 15% face à cotação de fecho desta quinta-feira. As ações da empresa estão a valorizar 14%, na bolsa de Londres, para 450 pence, quase igualando a oferta do grupo de investidores privado. À agência, o chairman da companhia, John Sunderland, disse que a oferta é “muito atrativa”.

Nos últimos meses, têm surgido várias vozes a defender a saída da Merlin da bolsa britânica, com o argumento de que a empresa tem mais potencial se estiver em mãos privadas. Estes investidores defendem que a empresa deve perseguir mais investimentos em novos hotéis e parques Legoland, algo que se torna mais complexo se a empresa tiver o seu capital disperso nos mercados financeiros.

Este é mais um potencial grande negócio a envolver empresas sediadas na Europa. De acordo com dados da Bloomberg, o investimento privado para a compra de empresas europeias de capital público já alcançou os 43,4 mil milhões de dólares (38,17 mil milhões de euros) este ano. Como nota a agência financeira, o investimento ganhou nova dinâmica depois da oferta do grupo KKR para comprar a gigante da comunicação social Axel Springer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blackstone e “família Lego” oferecem 6,1 mil milhões pela dona da Legoland, Porquinha Pepa e Madame Tussauds

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião