PIB espanhol acelera no primeiro trimestre. Cresce 0,7%

  • Lusa
  • 28 Junho 2019

A economia espanhola acelerou no primeiro trimestre, com um crescimento de 0,7% em cadeia. Em termos homólogos, o crescimento económico foi de 2,4%.

A economia espanhola cresceu 0,7% nos primeiros três meses, uma décima mais que no trimestre anterior, e 2,4% em relação a igual período de 2018, apoiada no aumento do consumo e do investimento, foi divulgado.

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) espanhol confirmou os números que já tinha avançado em finais de abril e explica que a contribuição da procura interna para o crescimento anual foi de 2,2 pontos percentuais, três décimas inferior ao verificado no quarto trimestre de 2018.

Economia espanhola acelera no primeiro trimestre

Fonte: Instituto Nacional de Estadística (INE)

Em termos trimestrais, o consumo das famílias cresceu 0,4% e mantém o mesmo ritmo do trimestre anterior, enquanto o investimento aumentou 1,4%, quando no último trimestre de 2018 tinha caído 0,2%.

Em relação a um ano antes, o emprego aumentou 2,8%, o que significa um incremento de 510.000 postos de trabalho equivalentes a tempo inteiro de um ano. Por seu lado, a remuneração média dos assalariados subiu cinco décimas, tendo crescido 1,6% em termos anuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB espanhol acelera no primeiro trimestre. Cresce 0,7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião