Hoje nas notícias: Aviões da TAP, banca e deputados

  • ECO
  • 15 Julho 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Depois das várias notícias a dar conta de cheiros estranhos a bordo dos novos aviões da TAP, a Airbus admite falhas. O dia fica ainda marcado pelas considerações do Tribunal de Contas Europeu sobre o regulador europeu da banca. O Grupo Amorim ainda não recebeu um cêntimo do Brasil e há 2,7 milhões isentos de taxas moderadoras. Já os deputados ganham, em média, mais de seis mil euros para ir a casa.

Airbus admite falha nos novos aviões da TAP

A Airbus detetou falhas nos novos aviões da TAP, depois de terem sido sentidos cheiros estranhos nos novos A330 Neo comprados pela companhia aérea nacional. Em carta enviada à TAP, a fabricante reconhece esses problemas, mas adianta que já adotou medidas mitigadoras deste efeito, tanto em terra como durante a descolagem do avião. “Durante a fase de testes de voo, identificámos que o arranque do motor poderia gerar odores na cabina”, escreveu a Airbus. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Regulador europeu da banca sem recursos para “plena supervisão”

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) identificou várias falhas no trabalho da Autoridade Bancária Europeia (EBA) na execução dos testes de stress aplicados às instituições bancárias do Velho Continente. Numa auditoria recente, o TCE considera haver falta de coordenação no seio da EBA, pouco envolvimento no processo e ausência de informação relevante nos relatórios. Isto num cenário de recursos escassos que impedem a EBA de “exercer plena supervisão”, critica o TCE. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Deputados ganham seis mil euros para ir a casa

No último ano, as deslocações dos deputados à sua residência custaram à Assembleia da República 1,3 milhões de euros. Ou seja, em média, cada parlamentar recebeu 6.156 com este abono. Este ano, a despesa já está nos 803 mil euros, o que significa que, até julho, cada deputado já terá recebido em média 3.773 euros para viagens semanais a casa. De notar que as viagens são pagas ao quilómetro, não sendo necessário apresentar fatura da despesa. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Amorim ainda não recebeu dividendos do Banco Luso-Brasileiro

Pelo quinto ano consecutivo, o Banco do Grupo Américo Amorim fechou o exercício em terreno positivo, mas ainda não foi desta que distribuiu dividendos. “Não ocorreu distribuição de dividendos no exercício de 2018”, lê-se no relatório e contas. O Grupo Américo Amorim entrou, em 2012, no Banco Luso-Brasileiro, instituição que acumulou 20,3 milhões de euros em lucros nos últimos cinco anos, depois de ter perdido 23,6 milhões de euros nos 30 meses anteriores. Apesar desta recuperação, o grupo português continua sem receber um cêntimo do banco brasileiro. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

2,7 milhões livres de pagar taxas moderadoras

Quase 2,7 milhões de portugueses não conseguem pagar taxas moderadoras por insuficiência económica, critério que mais isenta utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de pagar consultas e tratamentos. Estes dados foram cedidos pela Administração Central do Sistema de Saúde e ficam “em linha com o número de pobres em Portugal”. O segundo critério mais usado é “menores de 17 anos e 364 dias”, seguido pela “incapacidade igual ou superior a 60%”. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Aviões da TAP, banca e deputados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião