Hoje nas notícias: Metro, legislativas e residências de estudantes

  • ECO
  • 19 Julho 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O PS voltou a alargar o fosso em relação ao PSD. O dia fica ainda marcado pelo “buraco” de três mil milhões no Metro de Lisboa, pela subida do número de camas em residências para estudantes e pela investigação do Ministério Público aos ajustes diretos feitos por Rui Moreira. Mal-estar a bordo dos novos aviões da TAP? A ANAC não vê motivos para suspender voos nos A330neo.

Auditores alertam para possível “buraco” de três mil milhões no Metro de Lisboa

A sociedade de revisores e oficiais de contas BDO apontou seis reservas às contas do Metro de Lisboa referentes ao ano passado. Uma das principais dúvidas tem que ver com a forma como a administração tem contabilizado o investimento nas infraestruturas de longa duração, questões que podem piorar a situação financeira da empresa. Os auditores alertam para possível “buraco” de três mil milhões nas contas. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Sondagem: PS volta a alargar fosso para PSD

A distância entre os socialistas e os social-democratas continua a aumentar. Na sondagem mais recente, PS e PSD surgem já separados por 14 pontos percentuais (p.p.), com o PAN cada vez mais próximo do CDS-PP. O PS reforçou as intenções de voto em quase dois p.p. para 37,5%, enquanto o PSD cresceu apenas meio p.p. para 23,6%. Esta sondagem foi feita pela Aximage em julho. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Lisboa vai ter mais 186 camas já neste ano. Porto não vai ter nenhuma

No dia em que arrancaram as candidaturas ao ensino superior, começaram a ser anunciadas as vagas para as residências de estudantes, que continuam a ser insuficientes. É o caso do Porto, onde a Reitoria da Universidade do Porto não vai ter qualquer cama a mais disponível neste ano letivo. Ainda assim, o ministério do Ensino Superior prevê a criação de 1650 novas camas na região norte no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Já em Lisboa haverá mais 186 camas disponíveis este ano letivo. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Ministério Público investiga ajustes diretos de Rui Moreira

O Ministério Público está a investigar os ajustes diretos feitos pela Câmara do Porto à Sociedade de Advogados Telles de Abreu & Associados, confirmou fonte da Procuradoria-Geral da República. Neste âmbito, já foram ouvidos vários juristas ligados à empresa municipal Domus Social, mas ainda não há arguidos constituídos. De acordo com o avançado pelo Jornal Económico na semana passada, a Câmara do Porto já fez ajustes diretos de cerca de meio milhão de euros ao escritório de advogados em questão. Isto desde que Rui Moreira é presidente. De notar que o escritório em questão é de um ex-sócio e apoiante do Porto Nosso Movimento, movimento político pelo qual o autarca foi eleito em 2013 e 2017. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

ANAC não vê motivos para suspender voos nos A330neo

O regulador da aviação está a acompanhar as queixas de enjoos e mal-estar a bordo dos novos A330 e diz que não existem, para já, motivos que levem à suspensão dos voos nestas aeronaves. Fonte da ANAC diz à TSF que tem “acompanhado o processo” com a TAP e a Airbus, tendo igualmente transmitido à Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) as queixas dos tripulantes da companhia aérea. “Acompanhamos as medições da qualidade do ar das diferentes aeronaves que entraram ao serviço da companhia”, acrescenta a ANAC, “não havendo até ao momento qualquer resultado que aponte para a necessidade de suspender a aeronavegabilidade dessas mesmas aeronaves”, esclarece fonte oficial da ANAC. Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Metro, legislativas e residências de estudantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião