Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como PM

  • Lusa e ECO
  • 23 Julho 2019

Primeira tentativa de investidura do socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro foi chumbada com 170 votos contra, 124 a favor e 52 abstenções. Há nova votação quinta-feira ao início da tarde.

O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) chumbou esta terça-feira, numa primeira votação, a investidura do socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro por 170 votos contra, 124 a favor e 52 abstenções.

O candidato do PSOE (Partido Socialista Espanhol) precisava de ter obtido o apoio da metade mais um, ou seja 176 votos, da totalidade dos 350 deputados espanhóis para ser reconduzido no lugar que ocupa desde junho de 2018.

O ERC votou contra Sánchez, ao passo que a Unidas Podemos escolheu a abstenção — apesar de ter em cima da mesa uma proposta que lhe dará a vicepresidência do Governo com tutela sobre a área social.

Pedro Sánchez vai ter uma segunda oportunidade para ser investido daqui a dois dias, quinta-feira, às 14h25 de Espanha, numa segunda votação em que apenas vai precisar de ter mais votos a favor do que contra, tendo até esse momento para negociar eventuais apoios com outros partidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como PM

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião