Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 16 Agosto 2019

Os impactos da guerra comercial no turismo nos EUA e os receios de uma recessão a nível global dominam as notícias dos jornais internacionais.

O setor do retalho nos EUA já nota a falta de turistas chineses em território norte-americano, enquanto o Corte Inglés contrata uma agência de publicidade para se virar para o digital. Os receios de recessão a nível global afetam os bancos em Espanha e já há apelos para que o Banco Central Europeu (BCE) avance com estímulos monetários brevemente. Turcos de olho na British Steel.

Financial Times

Retalho dos EUA lamenta: Onde estão os turistas chineses?

Depois de vários anos de um crescimento a dois dígitos, o número de chineses a visitar os EUA cresceu apenas 4% em 2017 e no ano passado recuou 6%, uma tendência que aconteceu pela primeira vez desde 2003. A trajetória de queda mantém-se este verão. Esta evolução acontece numa altura em que Washington e Pequim estão em guerra comercial. Wolfgang Georg Arlt, responsável por um instituto de turismo na China, explica que “os chineses já não se sentem tão bem-vindos” nos EUA.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Expansión

Olli Rehn defende que o BCE deve anunciar estímulos “significativos” em setembro

O BCE prepara um pacote de estímulos monetários que deverá ultrapassar as expectativas do mercado, defendeu Olli Rehn, presidente do Banco Central da Finlândia. Entre estas medidas, deverá estar um novo pacote de compra de dívida pública e uma redução da taxa de depósitos que atualmente está em -0,4%. O antigo comissário europeu para os assuntos económicos, que chegou a ser falado para a presidência do BCE e para o Fundo Monetário Internacional, fala de compra de ativos “substanciais e suficientes” que tenha impacto logo em “setembro” e que dê resposta à crescente desaceleração das economias da Zona Euro.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Cinco Días

Corte Inglés muda estratégia publicitária e vira-se o digital

O gigante do retalho espanhol quer virar-se para o digital e passar a usar este tipo de canais para comunicar com os seus clientes. Um relatório não financeiro do Corte Inglés conta que a empresa decidiu mesmo contratar uma agência, a Dentsu Aegis, para gerir a sua publicidade no universo digital. De acordo com a InfoAdex, o El Corte Inglés é a segunda empresa espanhola que mais investe nos media tradicionais.

Leia a notícia completa na Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Guardian

British Steel: Acordo entre Oyak e Governo britânico pode salvar quatro mil empregos

O fundo turco Oyak e o Governo britânico estão a negociar a compra da British Steel, o que deverá salvar mais de quatro mil postos de trabalho. Os turcos já avisaram que desejam duplicar a capacidade de produção da empresa que estão prestes a comprar e descrevem mesmo, em comunicado, esta aquisição como “um dos maiores feitos da indústria do aço” da Turquia.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Cinco Días

Grandes bancos espanhóis perdem 26 mil milhões na bolsa desde o início do verão

Os quatro grandes bancos espanhóis (Santander, BBVA, CaixaBank, Bankia, Bankinter a Sabadel) perderam 25.862 milhões de euros em bolsa entre 4 de julho e 15 de agosto, arrastando a bolsa de Madrid para uma queda. Os bancos representam cerca de 34% do índice bolsista madrileno e, por isso, um desempenho negativo do setor financeiro acaba por ditar uma evolução desfavorável da bolsa de Madrid. A juntar-se às baixas taxas de juro nos empréstimos, em resultado da política do BCE, somam-se agora receios de recessão no espaço da moeda única. No segundo trimestre, a Alemanha, o motor da economia europeia, vou o PIB contrair-se.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em inglês).

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