PCP reage à nomeação de Elisa Ferreira: “Mais do que as pessoas, interessam as políticas”

João Ferreira considera que é preciso esperar para ver que políticas serão adotadas na Comissão Europeia. Contudo, o eurodeputado afirma que os "sinais não são animadores".

O Partido Comunista Português (PCP) não está satisfeito com a nomeação de Elisa Ferreira para ocupar o lugar de Comissária Europeia. “Mais do que as pessoas, interessam as políticas que vão ser seguidas”, afirmou o eurodeputado João Ferreira, em declarações ao ECO, acrescentando que “os sinais não são animadores”.

“Em primeiro lugar, esta é uma daquelas situações em que mais do que as pessoas, interessam as políticas (…) e, segundo, as linhas apresentadas pela presidente da Comissão Europeia [Ursula von der Leyen], a perspetiva é de continuidade de um conjunto de políticas que se têm revelado prejudiciais para alguns países, como é o caso de Portugal”, criticou João Ferreira. “O apoio a Ursula von der Leyen não foi um sinal animador”, continuou.

Agora, com a nomeação de Elisa Ferreira, o eurodeputado do PCP disse esperar que a atual vice-governadora do Banco de Portugal saiba “aproveitar” o cargo, “coisa que não tem sido feita ao longos dos últimos anos”. Sobre o percurso da economista no Parlamento Europeu, João Ferreira afirmou que “aquilo que sempre se verificou foi uma convergência com os setores sociais da social-democracia e com a direita europeia”.

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, também já tinha, antes, comentado a nomeação, naquela que foi a primeira reação à esquerda. Marisa Matias disse à Lusa esperar que Elisa Ferreira, enquanto comissária europeia, seja uma “voz forte” contra a política de destruição dos serviços públicos e do mercado de trabalho.

“Espero que Elisa Ferreira seja uma voz forte contra a política europeia de destruição dos serviços públicos e desregulação do mercado de trabalho que tem vigorado na Europa. Obviamente, sei que será uma tarefa difícil sobretudo tendo em conta aquele que foi o apoio explicito do PS [Partido Socialista] à presidente da Comissão Úrsula von der Leyen e que tem uma política diferente”, afirmou Marisa Matias.

A eurodeputada bloquista recordou, ainda, que trabalhou com Elisa Ferreira alguns anos no Parlamento Europeu, na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários.

A escolha de Elisa Ferreira para ocupar o lugar de Comissária Europeia por Portugal foi conhecida oficialmente esta terça-feira. O nome já foi transmitido a Ursula von der Leyen, que tem até final de outubro para fechar o elenco do Colégio de Comissários.

(Notícia atualizada com reação do PCP às 13h09)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP reage à nomeação de Elisa Ferreira: “Mais do que as pessoas, interessam as políticas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião