Morreu o advogado e antigo ministro André Gonçalves Pereira

  • ECO
  • 9 Setembro 2019

André Gonçalves Pereira morreu de doença prolongada, com 83 anos.

André Gonçalves Pereira morreu esta segunda-feira, aos 83 anos, vítima de doença prolongada, revelou o Expresso. Advogado e professor de Direito Internacional, André Gonçalves Pereira foi ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo liderado por Francisco Pinto Balsemão, um dos seus mais próximos.

O antigo ministro lecionou Direito tanto em instituições nacionais como estrangeiras, nomeadamente na Universidade do Rio de Janeiro, Universidade Complutense de Madrid e na Universidade Columbia. André Gonçalves Pereira foi também administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido nomeado em 2002.

Em 2006 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, sendo que antes tinha já recebido a distinção de Grande-Oficial da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo de Portugal, em 1983. No início da década de 80 recebeu também condecorações no Brasil e na Bélgica.

“Foi, além do mais, uma individualidade marcante, não só da advocacia portuguesa e da sua internacionalização, como também da vida académica, política e cultural do nosso país”, afirma o escritório de advogados CuatreCasas, do qual André Gonçalves Pereira era sócio honorário e vice-presidente.

“Inteligente e brilhante, foi um extraordinário advogado que soube granjear um enorme prestígio que ultrapassou largamente as fronteiras de Portugal. Foi, além disso, uma pessoa-chave no processo de integração da Cuatrecasas com a Gonçalves Pereira, o qual culminou com a primeira e mais relevante fusão de escritórios da advocacia ibérica”, diz Rafael Fontana, presidente da Cuatrecasas, em comunicado.

Deixou-nos um académico notável, um advogado que marcou gerações, uma pessoa extraordinária, que sempre tomaremos como inspiração a nível profissional e humano, e que sempre recordaremos com profunda admiração, gratidão e saudade”, acrescenta Maria João Ricou, managing partner da Cuatrecasas em Portugal.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o advogado e antigo ministro André Gonçalves Pereira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião