Fed corta juros pela segunda vez e faz Wall Street avançar

As bolsas norte-americanas iniciaram a sessão a valorizar. Os ganhos são, contudo, ligeiros, refletindo a sinalização de riscos da Reserva Federal norte-americana.

O novo corte na taxa de juro de referência dos Estados Unidos da América (EUA) está a potenciar os ganhos nas bolsas norte-americanas. Os investidores estão a reagir positivamente, ainda que continuem atentos aos riscos que foram, aliás, sinalizados pela Reserva Federal (Fed).

Esta quarta-feira, o banco central os EUA voltou a cortar os juros. Foi a segunda descida nas taxas de juro dos EUA desde 2008, sendo que o corte de 25 pontos base colocou o intervalo entre 1,75% e 2%. “À luz das implicações dos desenvolvimentos globais para o outlook económico, bem como das pressões inflacionistas moderadas, o comité decidiu baixar o intervalo da federal funds rate”, anunciou a Fed, acrescentando, no entanto, que “as incertezas quanto ao outlook mantêm-se”.

Recorde-se que, na última reunião, a 31 de julho, a Fed realizou a primeira descida desde dezembro de 2008, sinalizando que se irá manter atenta às condições económicas e que poderá agir novamente caso os objetivos não se concretizem. Desta vez, a Fed admitiu que os riscos são ainda demasiado elevados para conseguir estabelecer o rumo que os juros de referência nos EUA vão tomar nos próximos meses.

“Hoje decidimos descer as taxas de juro. Tomámos esta decisão para ajudar a manter a robustez dos EUA, à luz dos notáveis desenvolvimentos e dar segurança contra os riscos futuros”, afirmou o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, na conferência de imprensa após a reunião, deixando em aberto o que acontecerá nas próximas reuniões.

A notícia não agradou ao presidente Donald Trump, que depressa criticou a decisão da Fed.Jay Powell e a Reserva Federal falharam novamente. Sem coragem, sem noção, sem visão! Um comunicador terrível!”, escreveu no Twitter.

A decisão da Fed já era, contudo, antecipada pelos mercados, pelo que a reação está a ser moderada. Neste contexto, o S&P 500 está a subir 0,15% para os 3.011,24 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avança 0,12% para os 27.179,76 pontos e o tecnológico Nasdaq soma 0,22% para os 8.195,52 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed corta juros pela segunda vez e faz Wall Street avançar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião