Banksy abre loja de artigos de decoração. Chama-se “PIB”

O artista de rua Banksy decidiu lançar uma linha de merchandise, para responder a tentativas de uma empresa de cartões comemorativos que está a tentar usar a sua marca.

Banksy abriu uma loja de artigos de decoração na Inglaterra que, apesar de ter instalações físicas, só vai fazer vendas online. A decisão de “abrir” este espaço comercial resulta de um diferendo legal com uma empresa de cartões comemorativos que quer passar a usar a sua marca registada uma vez que Banksy não o faz.

Apelidada de “Gross Domestic Product” (ou “Produto Interno Bruto”, em português), a loja localiza-se em Croydon, uma cidade no sul de Londres, adianta o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

“Uma empresa de cartões comemorativos está a contestar a marca registada que tenho para a minha arte e a tentar assumir o controlo do meu nome para que possam vender mercadorias falsas Banksy legalmente”, explicou o artista, em comunicado. As marcas registadas poderão ser transferidas quando não estão a ser utilizadas, daí a iniciativa de Banksy de lançar produtos próprios.

A loja em Croydon vai funcionar durante duas semanas, mas nunca irá abrir portas. Os artigos à venda são merchandise, “pouco práticos e ofensivos”, de acordo com Banksy. Entre as peças à venda encontra-se uma bola de espelhos feita a partir de um capacete de polícia de choque, uma mala feita a partir de um tijolo e um brinquedo infantil com figuras de madeira, a representar migrantes, a entrar num camião.

As receitas resultantes da venda destes artigos serão utilizadas para comprar um novo barco de resgate de migrantes, para substituir um que foi confiscado pelas autoridades italianas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banksy abre loja de artigos de decoração. Chama-se “PIB”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião