Costa leva hoje lista de secretários de Estado a Marcelo

António Costa vai ter já esta segunda-feira uma audiência formal com o Presidente da República, para levar a Marcelo Rebelo de Sousa a lista de secretários de Estado do novo Governo, informação confirmada oficialmente na agenda da Presidência da República.

Uma nota do gabinete do primeiro-ministro divulgada ao final da tarde de domingo revelou que António Costa pediu uma audiência ao Presidente da República “para lhe apresentar os nomes dos secretários de Estado que farão parte do XXII Governo Constitucional”.

Cerca de 30 minutos depois, uma nota de agenda da Presidência da República informava que esta audiência se realizará esta segunda-feira, pelas 11h00, no Palácio de Belém e, poucos minutos depois, também o gabinete de António Costa divulgou o encontro.

Na terça-feira, o primeiro-ministro apresentou ao chefe de Estado o elenco de 19 ministros do novo executivo, a que Marcelo Rebelo de Sousa deu o seu assentimento.

Apresentados os ministros e os secretários de Estado, fica a faltar a tomada de posse do Governo, mas ainda não se sabe quando acontecerá. Estava prevista pelo próprio Presidente para quarta-feira, mas a data vai ser adiada.

Esta primeira data para a tomada de posse ficou em causa por causa de uma iniciativa do PSD junto do Tribunal Constitucional por causa da votação dos emigrantes. Agora, na melhor das expectativas, a tomada de posse de ministros e secretários de Estado poderá decorrer na sexta-feira.

Relacionados