Telemóveis, portáteis e headphones. Saiba onde aproveitar os descontos da Tech Friday

A Black Friday e a tecnologia andam sempre de mãos dadas. Nesta "sexta-feira negra", não deixe escapar a oportunidade de conseguir as últimas novidades a preços mais acessíveis. Saiba onde procurar.

Black Friday é tecnologia. E tecnologia é Black Friday.EPA/ROBIN UTRECHT

Falta um dia para o início oficial da Black Friday e a tecnologia não escapa aos descontos e promoções. Os fãs de gadgets e de dispositivos eletrónicos têm esta sexta-feira uma oportunidade única para arrebatar as últimas novidades a preços mais acessíveis, com poupanças que podem chegar às centenas de euros nas melhores hipóteses.

Ano após ano, a tecnologia é uma das categorias de produtos mais procurada na “sexta-feira negra”. Mas há muitas semanas que as marcas do costume anunciam ao que vêm: Worten, Fnac, Radio Popular e Media Markt são exemplos, com descontos que, em alguns casos, ultrapassam os 50%. Para algumas delas, aliás, a Black Friday já começou.

No caso da Worten, está com descontos desde 20 de novembro, numa espécie de pré-Black Friday. Mas a campanha oficial arrancou no início desta madrugada e os preços baixaram em muitos telemóveis, televisões e acessórios, como auscultadores Bluetooth.

Este ano, para entrar em algumas lojas da marca, os clientes tiveram de se registar com antecedência. Por isso, se não se registou, talvez seja melhor fazer as suas encomendas na internet, a partir do conforto do seu sofá. Mas se gosta de multidões e quer viver a experiência ao limite, arrisque um passeio pelo centro comercial que lhe for mais próximo.

A Fnac também tem apresentado fortes descontos em tecnologia nos últimos dias — e não só. Tem PlayStation 4 ou quer oferecer uns jogos pelo natal? Há um catálogo especial de descontos de até 60% numa vasta gama de títulos. Não tem a consola? Pode poupar mais de 100 euros. O mesmo para a Xbox One, cujo preço, quando consultado pelo ECO, era de 189 euros para o modelo de 1 TB e um jogo incluído.

Já a Radio Popular cortou nos preços dos telemóveis e portáteis. Tenha em atenção que o catálogo da marca mostra, em alguns casos, o desconto percentual e, noutros, o valor da poupança direta, o que pode gerar confusão. Em alguns casos, os descontos rondam os 30%, noutros, a poupança é de 15 euros. Há ainda produtos em que conseguirá poupar centenas. É o caso do Galaxy S10+ da Samsung, que a Radio Popular está a vender a 749,99 euros, menos 280 euros do que o preço base original.

No caso da Media Markt, o folheto da campanha da Black Friday discrimina as categorias de produtos usuais dentro da tecnologia, desde os smartphones aos wearables, passando pelos jogos, televisões, aparelhagens e eletrodomésticos, desde os grandes aos pequenos. No entanto, a marca não indica o valor do desconto, o que torna difícil avaliar se um determinado artigo é ou não uma boa oportunidade de compra.

Mais inclinado para um telemóvel novo? Visite a PhoneHouse. A loja online tem alguns descontos exclusivos, como o Honor View 20 por 389,99 euros, um corte direto de 180 euros no preço de venda original. A promoção já arrancou na segunda-feira e decorrerá até à segunda-feira de Cyber Monday, a 1 de dezembro. Ou seja, mesmo que não possa ir às compras nestes dias de semana, tem sempre a alternativa do sábado e domingo.

Quase tudo o que é tecnologia está também na GearBest, uma loja online que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos também em Portugal. O site tem já uma área dedicada à campanha da Black Friday, com cupões temporários e produtos tecnológicos de vários tipos. Mas tenha em conta que as encomendas com origem fora da União Europeia poderão estar sujeitas a impostos alfandegários à entrada do país, que ficam a cargo do consumidor.

Para um surtido mais geral, passe também pela AliExpress. A mega loja do grupo Alibaba fez furor a 11 de novembro, no Dia dos Solteiros (a Black Friday da China), mas isso não a impediu de reforçar com uma nova campanha um par de semanas depois. À semelhança do 11.11, as várias lojas dentro da AliExpress estão a oferecer descontos variados. Porém, por virem geralmente da China, tenha em atenção que nada garante que as encomendas estejam cá antes do Natal.

E por falar em grandes lojas internacionais, nunca esquecer a Amazon. A versão espanhola da cadeia norte-americana já anuncia a Black Friday há uns dias, sobretudo em produtos das marcas próprias da empresa. Pode ser a oportunidade de se render à moda dos assistentes virtuais e comprar um dispositivo da gama Alexa. Por exemplo, o Echo Show 5, que tem um ecrã e responde a comandos de voz, custa 49,99 euros, um desconto direto de 44%.

Este ano, até a Apple se rendeu à sexta-feira das promoções. Num email enviado aos utilizadores de produtos da marca, a fabricante do iPhone deixa a dica: “Receba um vale-oferta da Apple Store até 200 euros em produtos selecionados durante os quatro dias especiais”, isto é, desde a Black Friday à segunda-feira de Cyber Monday.

Por fim, a Eleven Sports lançou uma campanha de subscrição do serviço por 6,67 euros por mês, durante seis meses, com acesso a conteúdos de desporto premium, como a Liga dos Campeões. É um desconto face ao preço original de 9,99 euros mensais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telemóveis, portáteis e headphones. Saiba onde aproveitar os descontos da Tech Friday

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião