Chineses avaliam compra de 30% da Mota-Engil

  • ECO
  • 18 Dezembro 2019

A Bloomberg avança que a empresa estatal chinesa CCCC estará em negociações iniciais para comprar uma posição minoritária da construtura. António Mota garante que não recebeu qualquer contacto.

A empresa estatal chinesa China Communications Construction Co (CCCC) estará a considerar a compra de uma posição minoritária na Mota-Engil. A CCCC terá iniciado conversações com assessores e estará interessada em 30% do capital da construtora. A preços de mercado, a posição está avaliada em cerca de 130 milhões de euros.

A notícia foi avançada pela Bloomberg, segundo o Jornal de Negócios (acesso livre), citando pessoas familiares do assunto. As negociações estarão ainda em fase inicial. O objetivo da CCCC com a compra de parte da Mota-Engil (que está presente em 28 países) será reforçar a presença internacional.

A Bloomberg noticia que ainda está em aberto se a empresa chinesa irá avançar com uma oferta formal pelo que ainda poderão surgir outros interessados nessa participação. Não se sabe a quem é que a CCCC pretende adquirir a posição.

A Mota-Engil é detida em 64,68% pela família Mota-Engil, sendo que o chairman António Mota disse à Bloomberg que não foi contactado pela empresa estatal chinesa. Há duas acionistas com participações qualificadas — a Mutima Capital com 3,18% e o Norges Banks com 2,65% –, enquanto os restantes 35% estão dispersos em bolsa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses avaliam compra de 30% da Mota-Engil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião