Nova SBE lança mestrado em business analytics

Fazer a ponte entre tecnologia e negócios é o objetivo deste curso, pensado para dar resposta ao aumento das necessidades do mercado nestas áreas.

Dados, dados e mais dados. A palavra é cada vez mais usada no contexto empresarial e cada vez mais um desafio organizacional. A pensar na crescente necessidade de profissionais que possam dar resposta ao “crescente impacto da tecnologia e dos dados” nas empresas, a Nova SBE acaba de lançar um mestrado em business analytics [análise de negócio], em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia, que permite aos alunos fazer a ponte entre tecnologia e negócios e trabalhar em contexto real, em organizações.

“Vivemos na era das máquinas, da inteligência artificial e do desenvolvimento tecnológico que estão a mudar fundamentalmente a maneira como as organizações operam. Ao mesmo tempo, estamos cientes dos desafios que a humanidade está a enfrentar em todas as partes do mundo. E neste mundo, as instituições educacionais precisam de ajudar ao desenvolvimento de líderes que saibam pensar e usar de maneira ética e responsável a tecnologia e os dados ao serviço da nossa sociedade”, explica Leid Zejnilovic, codiretor académico e cofundador do Centro de Conhecimento em Data Science da Nova SBE, citado em comunicado.

Desenvolvido com base na rede e nas metodologias do programa desenvolvida pelo Fundação Data Science for Social Good e Universidade de Chicago, o mestrado permite a aquisição e aplicação de ferramentas técnicas de tratamento e análise de dados, e assenta na metodologia project-based.

“Os nossos alunos podem querer desenvolver novas empresas, resolver problemas práticos, criar empregos ou transformar negócios já existentes. Ou podem querer governar órgãos públicos que protegem o meio ambiente e as nossas vidas, lidam com questões de saúde, melhoram a justiça ou reduzem a pobreza. O que quer que os nossos alunos façam, precisamos de garantir que passamos competências práticas que possam resistir ao teste do tempo e contribuir para o desenvolvimento da humanidade e de um futuro sustentável. O programa de mestrado da Nova SBE em business analytics é a nossa maneira de contribuir para esse objetivo”, assinala o especialista.

O novo mestrado estará disponível a partir de setembro. A 2.ª fase de candidaturas a mestrado decorre até 29 de fevereiro.

*Notícia atualizada às 14h52 com informação sobre a parceria entre a Nova SBE e a Faculdade de Ciências e Tecnologia.

*Esta notícia foi corrigida às 17h54. O mestrado lançado pela Nova SBE não é pioneiro como foi referido. Há programas idênticos noutras universidades portuguesas como são o caso do ISCTE e do ISEG. Aos visados, pedimos as nossas desculpas pelo lapso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova SBE lança mestrado em business analytics

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião