AXA vende as operações em três países europeus por 1000 milhões

  • ECO Seguros
  • 10 Fevereiro 2020

O grupo austríaco UNIQA Insurance vai pagar 1 000 milhões de euros para ficar com os negócios da AXA na Polónia, República Checa e Eslováquia, revelou a companhia francesa.

O acordado entre as partes estará concluído no último trimestre de 2020 e supõe que a adquirente pague 1 002 milhões de euros em dinheiro pela totalidade dos negócios dos ramos Vida, Pensões e Poupança, Propriedade & Danos que a companhia francesa decidiu alienar nos três países do centro e leste europeu.

Citado num comunicado do grupo francês, Thomas Buberl, CEO da AXA, afirma que a transação “marca mais um passo na simplificação da AXA”. As operações na Europa Central e Oriental “beneficiarão da forte presença da UNIQA e da experiência na região para criar novas oportunidades de crescimento com um foco contínuo na entrega de propostas de valor ao cliente”, concluiu.

A AXA polaca representa uma base de 3,2 milhões de clientes e receitas que alcançaram 585 milhões de euros em 2018. Em acréscimo, a atividade da seguradora francesa na República Checa e na Eslováquia engloba 1,6 milhões de clientes. Com a direção regional instalada em território checo, a gestão é feita por uma equipa ativa nos dois países. O mercado checo e o eslovaco equivalem a uma receita conjunta em torno dos 170 milhões de euros.

A AXA adianta ainda que a venda não terá impacto significativo nos lucros do grupo, mas espera que a concretização da transação resulte num impacto positivo de dois pontos no rácio de solvência do grupo.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

AXA vende as operações em três países europeus por 1000 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião