14 anos depois, Autoeuropa destrona Petrogal e volta a ser maior exportadora

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2020

A Autoeuropa destronou a Petrogal, que detinha o título de maior exportadora do país. As dez maiores exportadoras do país foram responsáveis por 22% das vendas ao estrangeiro.

Mais de uma década depois, a Autoeuropa voltou a ser a maior exportadora do país, destronando a Petrogal, que liderava o ranking há dez anos, depois de um ano de produção recorde, revela o Jornal de Negócios (acesso pago).

2019 foi um ano recorde para a Autoeuropa, com a empresa a produzir 256.900 unidades produzidas, das quais 255.300 foram exportadas, de acordo com os números da empresa. E foram esses números que valeram à fábrica de Palmela o título de maior exportadora do país, voltando a liderar o pódio ao fim de 14 anos (a última vez tinha sido em 2005), segundo os dados cedidos ao mesmo jornal pelo INE.

A Autoeuropa destronou, assim, a Petrogal, que ocupava o topo da tabela há dez anos. A empresa, que detém as refinarias de Sines e Matosinhos, observou uma queda nas exportações de produtos petrolíferos até setembro. A completar o pódio está a Navigator (na mesma posição), sendo que as 10 das maiores exportadoras foram responsáveis, no ano passado, por 22% das vendas ao exterior, num total de 13,2 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

14 anos depois, Autoeuropa destrona Petrogal e volta a ser maior exportadora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião