5 coisas que vão marcar o dia

Arranca esta segunda-feira a semana quente dos resultados no PSI-20, enquanto o economista-chefe do BCE está em Lisboa para uma conferência. Wall Street está fechado devido ao Dia dos Presidentes.

A época de resultados chega em força ao PSI-20 com as maiores cotadas do índice a apresentarem contas, num dia de menor negociação nos mercados tendo em conta que Wall Street está fechado. O economista-chefe do BCE estará em Lisboa para uma conferência conjunta com o Banco de Portugal.

Sindicatos da Função Pública voltam a negociar salários

Dois meses depois de o Governo ter dito que tinha ido “até onde podia ir” nos aumentos salariais da Função Pública, os sindicatos voltaram a sentar-se à mesa com o Ministério de Alexandra Leitão para discutir o reforço remuneratório para este ano. Os representantes dos trabalhadores do Estado defendem subidas salariais mais expressivas que os anunciados 0,3%, aumento que o Executivo já disse que não o envergonha mas que agora se prepara para complementar. Esta segunda-feira, há nova ronda de negociações entre sindicatos e Governo.

Arranque de semana quente nos resultados

Depois de, na semana passada, a Navigator e a Semapa terem dado o pontapé de saída à época de resultados no PSI-20, é esta semana que vem uma enchente de lucros para os investidores gerirem. No grupo incluem-se os pesos pesados Galp, BCP, EDP, EDP Renováveis, Nos e Jerónimo Martins, que, em 2018, acumularam mais de dois terços dos lucros do índice. Este ano, deverão manter o peso, sendo que a estimativa dos analistas é que os lucros anuais do total das 18 empresas do PSI-20 tenham recuado 5,5% para 3.288 milhões de euros.

Alegações finais sobre Ricardo Salgado

O caso do Banco Espírito Santo (BES) volta a estar em destaque esta segunda-feira. O Tribunal da Concorrência anulou em 2017 uma coima de 350 mil euros aplicada ao ex-presidente do BES Ricardo Salgado, mas o Tribunal da Relação aceitou recursos apresentados pelo Banco de Portugal e os trabalhos foram retomados em outubro. Agora, serão conhecidas as alegações finais do julgamento, depois de também a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter acusado Salgado de enganar investidores.

Economista-chefe do BCE em Lisboa

O Banco de Portugal e o Banco Central Europeu (BCE) juntam-se esta segunda e terça-feira para uma conferência, em Lisboa. “Superando desafios de medição e necessidades analíticas de estatísticas externas: evolução ou revolução?” é o tema do encontro que irá contar com o governador português Carlos Costa na abertura. O ponto alto será a intervenção do economista-chefe do BCE, o irlandês Philipe Lane.

Dia dos Presidentes põe Wall Street em pausa

A negociação nas bolsas em Wall Street vai estar interrompida esta segunda-feira devido à comemoração do Dia dos Presidentes. O feriado nos Estados Unidos celebra-se na terceira segunda-feira de fevereiro, em honra do primeiro Presidente norte-americano, George Washington, que nasceu a 22 de fevereiro de 1732. A pausa acontece depois uma semana em que as três principais praças norte-americanas atingiram máximos históricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião