Hoje nas notícias: Luanda Leaks, transportes e Berardo

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As participações de Isabel dos Santos em Portugal já renderam 500 milhões em dividendos, enquanto Berardo tentou afastar os bancos da coleção de arte. São estas as notícias em foco, esta segunda-feira, nos principais jornais nacionais. Destaque ainda para o concurso internacional para transportes de 1,2 mil milhões que será lançado em Lisboa e para o alojamento local, que cresce cinco vezes mais do que hotéis.

Isabel dos Santos ganha 500 milhões com dividendos em Portugal

As participações que Isabel dos Santos tem em empresas portuguesas renderam-lhe cerca de 500 milhões de euros. Em causa estão 239 milhões de euros dos dividendos da Galp Energia, a que se somam 189 milhões da Zon/Nos e 66 milhões do BPI (dividendos e mais-valia, sendo que esta última foi calculada pelo Jornal de Negócios aquando da venda ao Caixabank). Assim globalmente, a empresária encaixou 494 milhões de euros com estes negócios em Portugal. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Berardo afasta bancos da coleção de arte

O empresário Joe Berardo terá tentado retirar poder de controlo aos bancos sobre o futuro da coleção de arte da Associação Coleção Berardo (ACB), segundo o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A sentença mantém o arresto das obras, no seguimento do pedido de indemnização feito pela Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco, de 330 milhões de euros, por violações contratuais relativas ao acordo-quadro celebrado em 2012. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Lisboa lança concurso para transportes de 1,2 mil milhões

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai lançar esta terça-feira o concurso público internacional para a aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros. Os contratos totalizam cerca de 1,2 mil milhões de euros e têm sete anos de duração, sendo que o objetivo é aumentar a oferta de transportes públicos na cidade em 43%. O concurso vai substituir as concessões em vigor com quatro lotes (dois na margem norte e dois na margem sul do Tejo) a atribuir. Leia de notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Alojamento local cresce cinco vezes mais do que hotéis

O número de dormidas em alojamentos locais cresceu 15% no ano passado, o que compara com uma subida nos hotéis de apenas 3%. Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) dizem respeito a um ano de recordes batidos pelo turismo em Portugal revelam que as dormidas neste tipo de estabelecimentos já representam mais de 14% do total de pernoitas de visitantes. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Piratas desviam um milhão de contas bancárias

Um esquema de pirataria informática conseguiu desviar um milhão de euros de contas bancárias. Os hackers usaram e-mails falsos para aceder aos dados pessoas dos burlados e depois às contas nos bancos. Num dos casos, de uma arquiteta, o esquema levou mesmo todas as poupanças da burlada. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Luanda Leaks, transportes e Berardo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião